O CAVALO E O BURRO

Certo dia cansados de serem explorados por seus donos, o cavalo e o burro resolveram partir e viverem cada um por si sós. Saíram da fazenda reclamando da vida que tinham:

__Você cavalo ainda saía lucrando. Não era tão explorado como eu que tinha que carregar pesados fardos.

__Não vejo tanta diferença, pois eu passava o dia todo, sendo montado por um peão que vivia atrás dos bois e a cuidar do gado.

__Mas você sempre usava de sua esperteza, fazia-se de doente e muitas vezes não trabalhava e era tratado como queria.

__É...mas agora é um por todos e todos por um. Vamos unir nossas forças e a amizade e dá as mãos para sobrevivermos nesse mundo a fora.

__Tens razão, precisamos ir em busca em primeiro lugar de um local que ninguém nos explore.

__Já sei, vamos viver naquela mata selvagem, pois ali ninguém ousa nos encontrar para nos explorar de novo.

E assim saíram o cavalo e o burro, tentando a todo custo a liberdade sonhada por eles.

Enquanto saíam sem rumo pela mata a dentro o peão da fazenda procurava-os insistentemente por toda a fazenda, seguindo o rastro dos dois. Chegando em certo ponto percebeu que os dois animais saíram floresta a dentro:

__Se aqueles dois pensam que vão fugir estão muito enganados. Amanhã cedinho vou a procura deles.

Amanheceu e o peão finalmente saiu pela floresta a dentro a procura do cavalo e do burro.

O cavalo com um ouvido mais aguçado percebeu as passadas de gente próximo do local de onde estavam escondidos e avisou ao burro.

__Caro colega estou ouvindo as passadas de gente e deve ser aquele peão atrás de nós. De agora por diante é pernas pra que te quero. Vamos dá no pé e sair correndo a mil.

Os dois animais saíram correndo pela mata, mas durante a fuga o burro ficou preso entre a passagem de duas árvores e pedia ajuda ao cavalo para sair dali.

__Cavalo por favor me ajude! Estou preso aqui entre estas árvores.

__Amigo se parar corro o risco de ser pego. De agora em diante é cada um por si.

E assim o cavalo saiu sozinho deixando o burro pra trás. Chega o peão e liberta o burro preso e o leva de volta pra fazenda.

“É na dificuldade que se conhecem os amigos!

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 01/02/2011
Código do texto: T2765556