O URSO E O MACACO

Numa floresta imensa viviam muitos animais e muitos deles passavam o verão estocando comida para que quando chegasse o inverno tivessem o que comer. Um desses animais era o urso que procurava armazenar grande quantidade de comida, já que no inverso ficava faminto e sonolento. O contrário do macaco que passava o verão inteiro com preguiça e comendo bananas de galho em galho.

O inverno chegou e todos os animais se recolheram a suas casas para fugirem do frio e consumirem o que tinham juntado no verão.

Só o macaco não havia juntado nada. Resolveu bater a porta do urso para pedir ajuda.

Toque, toque, toque...

O urso abriu a porta sonolento e dizia:

__O que queres aqui urso preguiçoso?

__Vim em busca de ajuda, está frio lá fora e não tenho nada que comer

__Enquanto eu trabalhava, você comia. Agora queres ajuda?

__Mas eu estou tão trêmulo de frio e com fome

__E o que eu tenho com isso?

__Eu não vou suportar tamanho sofrimento

__O problema é seu. Sabia que mais tarde o inverno chegaria. Eu o avisei.

__Precisa me ajudar. Sei que tem coberta quentinha aí e comida pra saciar a fome.

__Tenho, mas não te pertence. Tem que aprender a viver de acordo com as leis da natureza. Vire-se sozinho.

__Você não pode ter esse coração gelado igual ao inverno

__Meu coração não é gelado, nem mesmo uma pedra. Só quero que aprenda a dá ouvido aos conselhos de quem é vivido.

__Só quero mais uma chance.

__Está bom, não vou deixar você morrer aí fora, mas aviso que essa é a última chance. Quando chegar o verão quero vê-lo trabalhando e armazenando o próprio alimento. Do contrário quando chegar o próximo inverno não te darei ajuda.

__Obrigado nobre companheiro.

E assim o urso e o macaco passaram o inverno na mesma caverna, fugindo do frio e comendo o que o urso havia armazenado restando uma lição para o macaco.

“Um prevenido vale por dois”

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 02/02/2011
Código do texto: T2767885