LINGUAGEM BEATRÍSTICA

Para seu próprio deleite, vai lendo devagar esta pequena crônica. Ainda é sobre a bisneta Beatriz.

Sua mamãe a levou ao Bosque dos Jequitibás, aqui onde moramos, Campinas.

É um lugar aprazível. Cheio de árvores, atrações diversas, muito familiar, praticamente no centro da cidade, o que facilita sobremodo a visita a todas as camadas sociais.

Pronto, já fiz uma pequena propagando do Bosque. Até meus filhos se deleitavam lá quando pequeninos!

Voltando ao passeio da Beatriz e sua mamãe, continuemos.

Ela se divertiu muito! Imaginem aquela menininha de quase 3 anos num lugar maravilhoso como o Bosque.

Fez diversas coisas... Corria para todo lado!

Quando veio à minha casa, foi contando em seu linguajar peculiar tudo o que tinha visto.

Desafio a quem ler adivinhar o que é – popomototô !

Tinha também o neronte, a zeba!!!

Esses dois são fáceis de identificar...

E sabiam que o Jabuti agora se chama - jabutitinha?

Perguntei sobre outros bichinhos e se tinha jabuti.

Respondeu incontinente:

- Jabutitinha.

- Ah! Então tinha um jabuti?

- Zá falei, bisa: tinha jabutitinha. É pititinho!

Pois é. Quando perguntei a ela o tamanho do Jabuti, ela disse que era do tamanho do coco (o coco verde de onde tinha tomado a água) por isso era um “jabutitinha”, um jabuti pequeno!

E o clímax de todos os bichos que conhecera: o popomototô!

- Um bisso gaaaandi, bisa, munto gandi!

Aí entendi: era um hipopótamo!

Rachel dos Santos Dias
Enviado por Rachel dos Santos Dias em 05/04/2011
Código do texto: T2891364