Calunga vivia com a sua família dentro de um enorme buraco ao pé da parede da casa de Mirna. Durante a noite enquanto todos dormiam a família do ratinho saía do buraco para procurar comidinhas pois estavam todos com muita fome.

Subiam no fogão e, se ali tivesse uma panela com sobras de comida, eles davam um jeitinho de empurrar a tampa, caíam dentro e se fartavam saindo com as barriguinhas estufadas,

A mamãe rata sempre aconselhava:

- Não deixem rastros...não deixem rastros...para ninguém saber que estamos por aqui. 

Mas calunguinha era desajeitado e, todas as vezes que saíam ele deixava um cocôzinho espalhado pelo caminho até o buraco onde moravam.

Um dia a mãe de Mirna desconfiou que estava sendo roubada por ratos, comprou uma ratoeira armou pertinho do buraco e disse:

- Vou pegar um por um!

À noite, lá se vai a família ratazana saindo do buraco quando....SPLAC!! PLAFT!
- Que foi isso...que foi isso? perguntou a mamãe rata, olhando para trás para ver se estavam todos ali, quando avistou calunguinha preso pelo rabo na terrível ratoeira.

Voltaram todos correndo para salvar o ratinho e, puxa daqui...estica dali....ARF!! UFA!!!

- Aiiiiiiiiiiiii - gritou calunga quando lhe esticaram tanto que arrancou a pontinha do seu rabo.

Nesta noite ninguém comeu porque todos voltaram para cuidar do calunga que estava com o rabinho dodói e, nas noites seguintes a mamãe rata decidiu:

- Vamos nós e o calunga fica em casa, nós traremos a sua comida.

Calunguinha ficou triste, é claro, mas até ele crescer e saber fazer as coisas certinhas, ele ficaria em casa dormindo e sonhando com os petiscos que iria receber....


bjs,soninha
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 25/06/2011
Reeditado em 25/06/2011
Código do texto: T3056014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.