A TURMINHA NO JARDIM BOTÂNICO 1

- Tia G que lugar é esse?

- É o Jardim Botânico do Rio de janeiro, não saiam do trenzinho, vamos conhecer um lindo lugar! Cheio de árvores, tem um lago artificial com muitos peixes e flores aquáticas, o que restou da primeira fábrica de pólvora...

- Sei... Furistreca, fala para a turminha; acho que isso vai ser uma chatice, gosto mais do nosso jardim.

- Mina põe o dedinho na boca, sacode a cabeça concordando, Maria diz que sente medo, esse lugar é a casa das bruxas, não dá nem pra ver o céu, só árvores.

- Quinho tenta disfarçar seu medo, Que nada gente! É só mais um Jardim Bota, Bota? deve ter muitas botas e outros sapatos, vamos brincar. Olha para trás e vê uma árvore imensa andando com sua enorme raiz cada pisada o chão tremia. CARACA!!! SAI DA FRENTE PESSOAL!!!

- Olá turminha! já fomos informados que vocês viriam nos visitar, sou a árvore chefe, sigam-me que agora é que o passeio vai começar, venham!!! E toda a turma sobe naquela imensa árvore e a árvore os acomodam em seus galhos no formato de cadeira, tem até cinto de segurança, no formato de cipó. Tia G, sorri encantada e fala para Tia M,

Essa tecnologia é mesmo fantástica!

- É mesmo G, pena que meu filho não veio, ele ia adorar tudo isso aqui.

- Nesse momento a Palmeira Imperial fala para a turminha, Sou a mais importante das árvores desse jardim.

- Não liga, ela é muito metida, já foi realmente muito importante assim que chegou do estrangeiro, e no Brasil inteiro era a única, mas os escravos trataram de vender suas sementes e num instante todo mundo tinha uma, em seu jardim, e essa ai nem é a primeira, ela é a filha, sua pobre mãe morreu em um temporal, um raio a matou.

- Esse sim é famoso e importante, Olá senhor Pau Brasil! Como tem passado?

- Não muito bem, não sei o que há, todos crescem e ficam frondosos, só eu não saio desse tamanho...

- Calma meu amigo! O senhor crescerá, tenha paciência. Meninos foi ele que inspirou o nome do nosso país, pena que agora está sozinho, seus parentes foram arrancados e levados para o estrangeiro, por isso que ele é tão triste. É vítima de uma tragédia!

- Oba mangueiras! Pare dona árvore! vamos comer mangas!!!

- Vou providenciar para vocês, Jovens mangueiras será que podem nos dá algumas mangas? Na hora uma sacola cheia de mangas é entregue para Tia G e Tia M, as crianças gritam de alegria. Calma! Só podemos comer no lugar reservado, lá tem mesinhas e banheiro, podem esperar, olha a disciplina!!! A turminha trata de obedecer. - Adeus Jovens mangueiras! vejam as mangueiras da Aleia em frente são as Senhora mangueiras, elas são tão velhas que não produzem mais mangas. - Olá senhoras! Com voz cansada respondem e iniciam uma fofoca entre elas.

- Furistreca arranca uma rosa vermelha e oferece para Tia G por no cabelo, a Tia já ia dizer que é proibido retirar flores, mas pois a flor no cabelo e não falou nada, Furistreca sorriu, ela trás todos os dias flores para as tias por nos cabelos, brinco de princesa vermelho. Ela é danadinha, mas sabe agradar as tias com suas lindas flores matinais.

Chegaram no local onde tem brinquedos, banheiros, bancos e mesas para um lanchinho, e comer as mangas docinhas. Dona árvore se despede e diz que voltará mais tarde, para continuar o passeio. A turminha agradece e vão comer.