AS FÉRIAS DE JOÃOZINHO

Joãozinho ficou numa euforia só. Ia descer para passar quinze dias na casa de uma tia, e as promessas de diversão eram quilométricas. Aprontadas as malas, passou a noite acordado.A viagem começou cedo.

O pai advertia: “ Esse moleque não vai ficar um dia sem você.”

A mãe pensava o contrário. Achava que quando o menino visse as lojas grandes, os brinquedos, a piscina, o zoológico, os Shopps, as festas que iria frequentar,etc.Não! Cria piamente que o menino nem iria sentir falta dela. Fizeram a viagem de Ônibus e o moleque não dava sinal de desconforto. Pulava no banco igual a um cabrito.

Chegando ao local de desembarque, a tia estava esperando. Foram logo ao Hiper, compraram algumas coisas e deslocaram-se para a casa da avó. Chuva, frio. Praia estava fora da lista, mas poderiam brincar na piscina.

A tia foi logo perguntando: “ Você trouxe a sunga, meu lindo?”

Respondeu o moleque: “ Não, tia, não trouxe. Não vou ficar pelado, não.”

“Meu menino... só pode entrar na piscina quem tiver usando trajes adequados.”

“Tia, tou fora. Não vou botar minhas pernas de macarrão pra o pessoal ficar mangando.”

“Quem disse que você tem perna de macarrão?”-Perguntou a tia indignada.

“Meus colegas da escola. Chamam-me de tudo. Sou minhoca, perna de cambito, esqueleto, sibito baleado.”-Respondeu o menino todo envergonhado.

A tia resolveu comprar uma sunga e mostrar pra ele que aquela era uma roupa legal e que nele ficaria bonito. Além disso, os outros primos estariam usando o mesmo tipo de roupa. Joãozinho aceitou, mas com certa reserva... Foi logo avisando: “Nem pensem que vou descer de elevador usando essa tanguinha.” Todos riram, mas respeitaram a vontade do moleque. Os adultos sabiam que ele estava em fase de crescimento, pré adolescente, corpo desajustado, mas em breve iria tornar-se um belo jovem por quem as moças iriam correr atrás. Hoje, a fase era de sapo, amanhã, a de príncipe.

Enquanto a mãe estava lá, Joãozinho foi dormir na casa de outra tia. No dia seguinte, chega todo desconfiado. A mãe percebe, mas tenta ignorar. O menino chama a mãe à parte e vai logo dizendo: “ Desisti das férias. Vou voltar com a senhora.”

“ Meu filho que foi que houve? Você me fez trazer uma mala cheia de roupas, sapato, e outras coisas mais e agora já não quer ficar? Sua tia fez tantos planos pra passear com você...”

“Mamãe, não insista, eu não vou ficar. E não me peça pra voltar a dormir lá. Só durmo com a senhora.”

“E aquela história de que já tinha se tornado um homem, e que não tinha medo de nada?”

De cara amarrada, respondeu: “ Já sou um homem, mas não fico longe da senhora e pronto.”

As tias imploraram, prometeram tanta coisa, mas Joãozinho só tomou banho de piscina, mas toda noite só dormia abraçado a sua mãe. No dia que retornariam para o interior as tias ainda insistiram no assunto e Joãozinho saiu com essa: “Vejam bem... eu até que queria ficar, mas mamãe vai voltar sozinha , e lembrei que papai está passando fome, e, chorando de saudade de mim.”

Depois dessa, o jeito foi aceitar a vontade do menino e esperar mais um pouco.

21/07/11

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 21/07/2011
Reeditado em 22/08/2011
Código do texto: T3110022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.