BATE-SEBA: A CACHORRA NADADEIRA (Aleixenko Oitavo)

BATE-SEBA: A CACHORRA NADADEIRA

- Kofff! Kofff! Kofff!

Não estranhem. Esta tosse é da cachorra BATE-SEBA. Seu nome é bíblico (é o nome da mãe do rei Salomão, esposa do General Urias, amásia do rei Davi).

Pois é, BATE-SEBA é uma vira-lata que cismou que era uma pata. Até já tentou botar um ovo. Em outros tempos também tentou chocar outro ovo. E por incrível que pareça, tentou nadar.

Na sua tentativa frustrada de nadar... Só sabemos que no que se jogou na poça de água barrenta do córrego Santa Maria do Livramento do Capim Puba afundou feito machado sem cabo.

Quase morreu afogada. Antes tivesse morrido, pois continua tentando nadar, mas como não consegue; fica complexada e tenta de novo. E de novo afoga e tosse:

- Kofff! Kofff! Kofff!

A estória desta cachorra chega a ser uma história.

Ela nasceu em berço de ouro, para os padrões de uma família canina, lá no depósito de lixo da cidade de Gorobixaba, com pé digree e tudo mais. É filha de pai “pastor de lixão” com mãe “rota da vale” do lixo.

A dana da cachorra, BARTIRIKOVA também tem “pé di griphe”, ou pelo menos tenta:

- É de griphe?

Se o vendedor diz que não; ela não leva, mas se a resposta é afirmativa; pode ser um trapo velho e rasgado que ela sorri de orelha a orelha e paga o preço exigido, ou seja, dá a entrada e “pendura” o resto em prestações a sumir de vista; quando não até o calote final.

Dizem as más línguas, nas rodinhas, que a dona cata carrapato na cadela. Tudo bem; é higiênico, mas matar os carrapaticídeos com os dentes? Por mim sem problemas, até por que gosto não se discute; há os que gostam de carrapatos e os que gostam de bernes; e daí?

Nos meios acadêmicos têm a cadela como doutora em zootecnia, pois cursou faculdade (para chocar ovos) e é mestra em natação.

Não sei não...

As crianças adoram BATE-SEBA, até por que ela não morde; e nem faz barulho latindo. Só sabe tossir:

- Kofff! Kofff! Kofff!

N. B. Este texto foi escrito em dezembro de 1979, a cachorra tinha outro nome, mudado para agradar algumas crianças que leram e conhecem minha cadela BATE-SEBA de hoje.

Por ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro do Reino de Gorobixaba

Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 09/09/2011
Código do texto: T3209129
Classificação de conteúdo: seguro