O Príncipe e o Sapo

Era uma Vez... a muito tempo atrás... Num reino lá perto de casa, um príncipe muito, nobre, lindo, formoso, belo e elegante! Ele se achava o príncipe mais Belo de todos. Sabe o nome dele? Isso Mesmo Príncipe Belo!

Um dia ele estava passeando pelo seu Reino, cavalgando com seu Cavalo Trovão, com quando ele viu um lago, do qual nunca havia reparado antes e fora até para conhecer e se refrescar e dar água ao Trovão.

Quando ele chegou ao Lago, ele o Príncipe Belo reparou que a água do lago era límpida e cristalina, de tão limpa quando você se aproximava da água conseguia ver perfeitamente seu rosto refletido no lago.

O Príncipe Belo ficou encantado ao ver sua própria imagem refletida no lago e exclamou!

- Espelho, Espelho da água existe alguém mais bonito do que eu?

- Tem sim... Tem sim...

E de repente... Para a surpresa do príncipe houve uma resposta. O príncipe espantado e curioso perguntou?

- Quem está ai? Quem ousa brincar desta forma com O Príncipe Belo? Vamos apareça!

- Eu! Eu sou mais bonito que você! (respondeu o Sapo Cururu)

Príncipe Belo: Mas você é um sapo! Você não se enxerga não? Você é muito feio! Com essa boca enorme, esses olhos esbugalhados, cheio de verrugas, pele toda verde e gosmenta... Ah! Que Nojo!

Sapo Cururu: Deixa tá... Você está é com inveja de mim... Eu sou muito mais bonito que você...

Príncipe Belo: Inveja! Inveja! Jamais terei inveja de você seu sapo! Você é baixinho, gordinho

Sapo Cururu: Tá com Inveja!... Tá com inveja! Eu sei cantar...

Príncipe: Você! Sabe cantar?! Você tem uma voz horrível... Eu é que sei cantar! Minha voz é macia e aveludada, linda, maravilhosa, minha professora de canto diz que a minha voz é mais linda do Reino.

Sapo Cururu: Ah! É! Então vamos apostar?

Príncipe Belo: Apostar!? Apostar o que?

Sapo Cururu: Vamos apostar assim: Eu e Você vamos cantar aqui na beira deste lago. Quem trazer mais amigos e ganhar mais aplausos ganha. E quem ganhar fica com o título de Mais bonito! Que tal?

Príncipe Belo: Tá fechado! Combinado e acertado! Amanhã de tardezinha, vamos competir o Titulo de mais Bonito!

Sapo Cururu: Fechado!

E os dois saíram a convidar os seus amigos para esta disputa:

O Príncipe na manhã seguinte saiu galopando com o Trovão. Cavalgou os quatro cantos de seu Reino, convidando a todos para participar desta disputa. Porem todos tinha algum compromisso ou inventavam uma desculpa para não ir. Resolveu então ir aos seus mais fieis amigos. Primeiro Seu Bispo.

Seu Bispo: Ora, ora, ora... Ouvir Vossa Majestade Cantar... Que honra! Veja bem... Eu... Muito gostaria de ir... Ouvir Vossa Majestade Cantar... Veja bem... Muito me honraria... Mas... Porem... Veja bem... Tenho muitos afazeres, são muitos compromissos... Veja bem... Isto muito me entristece, mas infelizmente não poderei comparecer...

O Príncipe Belo então fora até ao Comandante Geral:

Comandante Geral: Ouvir Vossa Majestade Cantar, NÃO SENHOR!...SIM Senhor! Quer dizer Não Senhor! Quer dizer, Sim Senhor! Quer dizer, Não posso Senhor! Tenho que comandar as Tropas Senhor!

O Príncipe convidou seu então maior amigo, O Conselheiro da Corte!

Conselheiro da Corte: Nobre Vossa Majestade Príncipe Belo... Ah se seu Pai te visse agora..., sentiria muito Orgulho do nosso Príncipe Belo, Sua primeira disputa! Que coragem! É uma tristeza saber que o nosso Rei está viajando. AH! Eu quase me esqueci... Vou ter que partir imediatamente, com urgência! Urgentíssima! Terei... Que resolver... Um problema... Muito problemático para o seu Vosso Pai, nosso Rei.

O Príncipe Belo estava desesperado fora em praça pública em cima do coreto e convidou a todos para a disputa:

Príncipe Belo: - Hoje eu Príncipe Belo, convido a todos a irem participar da disputa de cantoria entre eu e o Sapo Cururu na Beira do Lago Hoje a Tardezinha. Quem for será considerado amigo do Príncipe!

Houve um burburinho... todos comentavam.. era a primeira vez que um príncipe se dirigia a população geral... alguns comentários se repetiam..

-Ser amigo do Príncipe... Ora bolas.. Ele nunca foi nosso amigo... Ele é que tem que ser amigo da gente primeiro...

- Ouvi-lo Cantar... Aplaudi-lo... Jamais...

Chegada à tardezinha, o Príncipe Belo e o Sapo Cururu, estavam lá na beira do lago para dar inicio a disputa. O Príncipe Belo Iniciou sua cantoria.

O Príncipe Belo: Lá... Lá... Lálárilalá... Fígaro... Fígaro... Fiiíigaaaro... Fígaro Lá, Fígaro Do, Fígaro Mi, Fígaro Ré... Fígaro... Fígaro.. Fiíigaaaro...

Após a Cantoria do Príncipe... Silencio... Não se ouviu um aplauso sequer...agora a Vez do Sapo Cururu...

Sapo Cururu: Sapo Cururu.. Na beira do Rio... Quando sapo Canta.. oh Maninha, é por que tem frio...muito frio... ~

Ouve-se muitos Aplausos e Mais Aplausos.

O Lago estava cheio de amigos do sapo Cururu, sapos, rãs, pererecas e outros bichos.

Sapo Cururu: Eu Venci! Eu Venci! Ganhei o Titulo de mais Bonito!

Príncipe Belo: Tá bom Você venceu... Receba de minhas mãos o Título de mais bonito... (O príncipe fica triste e chora de lado).

Sapo Cururu: Não fique triste príncipe, só porque perdeu o Titulo de mais bonito...

Príncipe Belo: Eu não estou triste por ter perdido o Título de mais bonito, e sim por que descobri que não tenho amigos verdadeiros.

Sapo Cururu: Você precisa de ser amigo de verdade primeiro para depois conseguir amigos verdadeiros.

Príncipe Belo: Ser amigo de verdade?

Sapo Cururu: Sim caro príncipe. Aprender a respeitar aceitar, ajudar, compreender, cuidar, ser companheiro, brincar, saber elogiar, criticar, a não ter preconceitos, dizer as pessoas o quanto você as ama não só com palavras, mas com atitudes e o quanto necessita da amizade deles.

Príncipe Belo: Não é que você realmente você merece o Titulo de mais bonito!

(finito)

Arauto dos Anjos
Enviado por Arauto dos Anjos em 25/10/2011
Código do texto: T3297751
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.