A SALA DE AULA DIVERTIDA

Minha sala de aula é muito legal! Meus amigos são nota “10”! Tem o Liu, que é o meu melhor amigo. Ele veio da Bahia. Sua família é afrodescendente. Adoro ouvir tudo o que ele conta sobre sua cultura, principalmente sobre a capoeira... Ele e todos os seus irmãos lutam capoeira. Adoro assistir as apresentações que eles fazem nas festas e eventos aqui da escola!

Outro dia o Liu trouxe acarajé para todo o pessoal da sala experimentar. Que delícia! Foi a avó dele que fez – a vovó Maria. Eu já conheci sua avó, ela é uma senhora negra muito bonita, que gosta de usar roupa branca por causa da sua religião, que é de origem africana. É uma religião muito bacana, que faz culto às forças da Natureza. Eu adoro a natureza! A profe sempre diz que temos que respeitar a natureza e viver em harmonia com o planeta. Ela diz que o progresso pode acontecer sem necessidade de poluir e agredir o meio ambiente – afinal, o planeta Terra é a nossa casa, é o nosso lar!

Tem também uma outra coleguinha na sala de aula que adora a natureza! É a Iracema! Sua família tem descendência indígena, e é por isso que ela tem esse nome, que significa “nascida do mel”. Puxa, eu adoro colocar mel no leite quando está frio – e aqui em Curitiba, com esse friozinho... nada melhor do que um “leitE quentE” ! (hehehe)

Sabe, a Iracema é tão gente boa que a profe sempre diz que nossa coleguinha é “doce como o mel”. Agora eu vou contar um segredo para vocês, mas não contem pra mais ninguém, tá! Vou confiar em vocês, hein... Cheguem mais perto que vou falar bem baixinho... o segredo é que eu acho a Iracema a menina mais bonita do colégio! Pronto, falei!

A Iracema tem um cabelo negro bem lisinho, e aquela franjnha que os índios costumam usar. E a pele dela tem uma cor tão bonita... minha mãe disse que os índios tem a pele bonita assim porque eles tem uma alimentação muito saudável. Acho que isso é verdade, porque a Iracema sempre traz alguma fruta para comer na hora do lanche! E olha só que legal: outro dia a Iracema me contou que a pipoca – que eu adooooro! – é um alimento de origem indígena. Vocês sabiam disso? Legal, né!

Outra coleguinha da escola é a Keiko. Eu gosto dela porque ela é muito divertida e está sempre alegre! A Keiko sabe lutar karatê e também sabe desenhar "animes", que são aqueles desenhos japoneses de pessoas com olhos enormes e cabelos coloridos – azul, rosa, verde... é muito legal! Outro dia ela até fez um desenho meu com o cabelo todo azul. Muito massa! A Keiko disse que vai me ensinar a desenhar assim também. Estou louco pra começar!

A Keiko também me contou que sua família gosta muito de duas coisas: cuidar do jardim e reunir todos para cantar no karaokê. Eu nunca cantei no karaokê, mas pelo o que a Keiko conta, deve ser muito divertido! Minha coleguinha também fala muito das comidas japonesas... aí eu e meus pais resolvemos ir a um restaurante japonês. De tudo o que eu comi lá, o que mais gostei foi o sukiyaki, que é um prato com macarrão e verduras temperadas com shoyu, que é um tipo de molho. Uma delícia! Adoro provar coisas diferentes! E você, também gosta de experimentar e mudar? Mamãe diz que quebrar a rotina é o que tem de melhor!

Outro amigão meu é o Helder, que a gente chama de “Polaco”. Ele tem esse apelido porque é de família polonesa. Aqui no sul tem muita gente com origem polonesa, italiana, alemã... o Helder é loiro e tem os olhos azuis. Ele e sua família são católicos e também participam de um grupo de dança tradicional da cultura deles. As moças ficam muito bonitas quando vão se apresentar, pois usam vestidos longos, coloridos e até flores nos cabelos. Assim como o Liu, que faz apresentação de capoeira aqui no colégio, o Helder e seu grupo também já fizeram várias apresentações pra gente. Essas festas da escola são demais!

Puxa, eu falei de todo mundo e esqueci de me apresentar! Eu sou o Rick. Bem, na verdade meu nome é Henrique, mas todo mundo me chama assim: Rick. Eu gosto, porque até parece nome de artista! Minha família é uma grande mistura: tem descendência de português, de espanhol, de italiano e até de índio! Acho que é por isso que eu gosto tanto da Iracema... ai ai...

Sabe, tenho muito mais coleguinhas para apresentar para vocês, mas é tanta gente que vou deixar um pouco para outro dia. Mas como vocês podem perceber, minha sala de aula é muito divertida! Somos todos diferentes, e isso que é o mais legal! Já pensou que chato se fosse todo mundo igual?

Lady J
Enviado por Lady J em 15/06/2012
Reeditado em 15/06/2012
Código do texto: T3725706
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.