O CURUPIRA

Contarei a vocês mais uma 'tirada' engraçada de crianças. Dentre as várias situações que já escrevi do meu engraçadinho menino Lukita, que também é carinhosamente chamado de Pithuquinho, dos sobrinhos, inclusive do "Netinho" e até dos meus alunos. Há muitas pelo Brasil a fora. Esta se deu lá pelas bandas de Barcarena, município deste fabuloso Pará.

Estava sendo lida para as crianças as lendas do folclore brasileiro, e quando chegou ao Curupira (Você já deve saber sobre o curupira, mas ainda assim, vou recontar que ele é um ser fantástico, e que segundo a crença popular, habita em florestas; sua função é a de proteger as plantas e os animais, além de punir aqueles que fazem diversos males à mãe natureza, é representado por um anão, cabeleira rubra, pés invertidos, e calcanhares virados para a frente).

O televisor mostrava doações para as crianças especiais no Programa Teleton. E o menino veio com essa:

_ Mamãe, e o curupira é uma criança?

_ Também tem criança sim; assim como todos nós; eles também devem nascer, ficarem crianças e depois se tornarem adultos. _ Disse ele novamente:

_ Mãe você deixa eu ligar para o Teleton, para  ajudar a endireitarem o pé do curupira?

Ainda tinha a irmanzinha bem ao lado ouvindo... E com ares pensativos; e atitudes de intelectual também mandou a sua:

_ É mãe tem muitos deficientes que vivem assim aqui no Brasil. Vemos até mesmo em varias lendas, o mano terá que pedir ajuda também para o Saci Pererê que não tem uma perna... Para a Mula que não tem cabeça...

E de estórias em histórias a gente vai lendo, informando, rindo e aprendendo com as crianças.

Madalena de Jesus.
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 20/11/2012
Reeditado em 23/09/2014
Código do texto: T3994896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.