As Letras da Vitória

Vitória ainda não sabia ler, mas já possuía a curiosidade e o encanto da leitura. Todas as noites sua mãe buscava na estante de livros uma nova história para ler à cabeceira de sua cama.

Vitória já conhecia o nome de todas as letras. Sabia soletrar o seu nome e até colocar o acento no lugar certo.

- Vê. I. Tê. O, com acento. Erre. I. A.

Um dia, por curiosidade, pegou na estante um livrinho de dezesseis páginas que sabia de cor, e começou a soletrar sozinha. As vogais, consoantes e os acentos. Imaginava sua mãe fazendo gestos com o rosto para tornar a história mais real.

- Esse. A. Pê. O.

- Cê. A. Esse. A.

- Efe. O. Gê. O.

De longe a mãe da Vitória ouvia o interesse dela em descobrir os segredos das palavras e ensinou que cada letra tem um som diferente.

- O S tem som de quem pede silêncio. Ssssss… um sopro. Assobio sem som.

- O V é a letra do seu nome. Uma letra forte… vibrante. Vvvvvv…

- O P é letra de quem solta um peidinho, fraquinho. Nem fede.

Aí Vitória, que prestava muita atenção, sorriu.

Sua mãe falava uma palavra e mostrava a coisa, fazendo que ela entendesse que as palavras eram coisas.

- Pá.

- Pé.

- Pio.

- Pó.

- Pum. Eca!!!

Vitória, que não compreendia que aquelas coisinhas no papel tinham um significado, encontrou a maior descoberta para a sua vida. Ela ficou encantada em saber que as letras possuíam sons e lembravam coisas.

Voltou ao seu livrinho de dezesseis páginas e foi descobrindo que algumas palavras já faziam sentido para ela. Para cada palavra, cada descoberta, encontrava um desenho colorido em seu livrinho. E ela achou as letras, objetos mágicos.

No desenho do livro tinha "fogo" e ela conseguiu, com a ajuda da mãe, a encontrar, juntando uma letra com outra, outra e mais outra, a palavra "fogo". O mais engraçado é que ela também já havia se queimado e sabe que o fogo queima. Viu que a palavra "fogo" não queimava, mas a idéia até ardia na pele. E sorriu sozinha.

- A palavra fogo não queima.

Virou a página e procurou outras letras que formavam os desenhos que via. Encontrou "mole". E achou engraçada. Disse que era palavra preguiçosa até para falar. E lembrou do doce que sua mãe fez na semana passada. Maria-mole. Entendeu que a palavra era mesmo mole.

Com os olhinhos brilhando de surpresa por estar conseguindo encontrar nas palavras as imagens daquilo que já conhecia, virou a página e encontrou outra. "Vi". Essa ela achou fácil. Sabia de cor. Mas não entendeu o significado. Tentou encontrar nos desenhos algo que parecesse um "vi". Não encontrou. Correu feliz e perturbada para perguntar a sua mãe o que era "vi".

- Mãe, eu sei ler. Olha!

Apontando com os dedinhos as páginas coloridas, encontrava a palavra que já conhecia.

- Mo le. Essa é palavra preguiçosa. Mas essa, eu não sei o que é. O que é "vi"?

- É o mesmo que "olhei", respondeu a mãe.

- Então, meu nome tem olho! Concluiu Vitória.

- Não! Agora teria mais cuidado ao falar das palavras, pensou. Seu nome é de quem vence uma briga. Uma batalha.

E se imaginou numa batalha com cavalos, lanças, espadas, escudos, flechas, generais e exércitos. E ela, sozinha, vencendo todos os inimigos.

- Eu sou a Vitória!

Correu de volta para o seu quarto. Pegou um papel, lápis e pôs-se a escrever seu nome.

Vê. I. Tê. O, com acento. Erre. I. A.

E mais uma vez.

Vê. I. Tê. O, com acento. Erre. I. A.

E, com o rosto encostado na mesinha de madeira, olhando para a ponta do lápis escorregando pelo papel branco, deixando marcas que já entendia, assustou-se!

E escreveu mais uma vez.

Vê. I. Tê. O, com acento. Erre. I. A.

Olhou cuidadosamente para a ponta do lápis e, depois, para o papel. Pegou o papel e levou, com um cuidado enorme, para sua mãe, que estava fazendo crochê sentada no sofá.

- Mãe, veja!

E reescreveu, bem devagar, observando a ponta do lápis deixando as letrinhas tortas no papel.

Vê. I. Tê. O, com acento. Erre. I. A.

- Viu?

- Que lindo, minha filha! Você sabe escrever seu nome.

- Não é isso, mãe. Veja!

E novamente escreveu.

Vê. I. Tê. O, com acento. Erre. I. A.

- Viu? As letras estão aqui, ó. E apontou para a ponta do seu lápis. O lápis é grávido? Como nascem as letras? Por que as letras não caem do papel? Por que elas não se misturam?

Com essas perguntas sua mãe percebeu que a primeira batalha que a Vitória teria que vencer era com as letras.

Hoje, Vitória é escritora e gosta de brincar com as palavras.

Walter Welington
Enviado por Walter Welington em 05/04/2007
Código do texto: T438383
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.