O DEFENSOR DO CAMELO




O menino Lukita é realmente um prodigio. Outro dia, ou melhor, quando ele ainda estava com seus 9 ou 10 aninhos; ele agora, está com catorze primaveras. Chegou em casa, dizendo que aprendeu muito sobre vários animais, porém ficou mais intrigado com os camelos. Vejam a sua linha dialógica:

_ Mamãe aprendi que os camelos tem corcovas para reservar água, tão escassa no deserto, por isso eles são tão conhecidos por sobreviverem sem água.

_ É, isso é muito interessante, meu filho! Disse-lhe.

_ Sei também que as suas pernas são longas e possuem as patas arredondadas para que possam se movimentar melhor devido a consistência das areias.

_ Hum, hum... Retruquei.

_ Ainda tem os cílios deles, que são longos e grossos para servirem de proteção contra o areal e a ventania do deserto.

_ Sim meu querido, seu conhecimento sobre camelos, está excelente! Parabéns! Com você aprendendo e comentando assim, eu também aprendo cada vez mais!

_ É, mas tem uma coisa que me deixa muito chateado e intrigado. Disse -me ele.

_ O que é meu filho?

_ Se a corcova armazena água para cruzarem o deserto. Se as pernas são adequadas para caminhar através do deserto e se os cílios são para proteger os olhos do deserto. Então, por que há os que colocam camelos em zoológicos?

_ Infelizmente há os que corrompem, profanam, minimizam... A habilidade, a capacidade, e o conhecimento só serão úteis se estiverem no devido lugar.

Madalena de Jesus.



 


Sábia observação
E o menino indagou
Por que deixar na prisão?
Mas ninguém o libertou.

* Irineu Gomes
(Muito obrigada querido Poeta. Oportuna e sábia a sua interação)



 
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 30/12/2013
Reeditado em 17/09/2014
Código do texto: T4630097
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.