Boi da Cara Preta - Releitura





BOI DA CARA PRETA
BOI, BOI, BOI, BOI DA CARA PRETA
PEGA ESSA CRIANÇA QUE TEM MEDO DE CARETA
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO COITADINHA.
ELA ESTÁ CHORANDO, MAS ELA É  EDUCADINHA.

Assim a mãe de Valentina cantava, quando a menina era pequenina, para acalentá-la na hora de dormir. Mas um dia Valentina cresceu um pouquinho, aprendeu a se comunicar e perguntou a mãe, quando esta repetia a mesma canção, para o seu irmãozinho ainda bebê.
- Mãe, por que você canta Boi da cara preta para Antônio dormir? Você não pensou que ele pode se assustar, com medo desse boi de cara preta?
A mãe de Valentina que se chamava Fernanda refletiu sobre a pergunta e após alguns segundos a respondeu.
_ Valentina minha filha, sabe que você tem razão, mamãe nunca parou para pensar nessa hipótese.
Você tem alguma ideia para ajudar sua mãe a melhorar o acalanto?
Valentina respondeu toda orgulhosa, pois não imaginava que a sua mãe a pedisse ajuda.
Então ela pensou, pensou e se lembrou de uma historia que a sua professora contou.
-Mãe, por que você ao invés de cantar essa música que espanta criança, você não conta uma história bem bonita para Antonio dormir tranquilo? A professora lá da escolinha contou uma historia que é muito linda.
É a história da Cabra Pretinha. Ela se chamava assim não por que tinha essa cor, mas porque a mãe gostava muito dela. Você sabia que tem gente que coloca apelido nos filhos por afeição, eu mesma tenho uma amiguinha que tem o apelido de pretinha, mas ela é loira.
É verdade Valentina eu também conheço maridos que tratam as suas esposas com este gesto de carinho: pretinha, neguinha, branquinha, etc.
Mas me conte a história da Cabra Pretinha.
A Cabra Pretinha era muito querida por todos na sua casa, porque estava sempre pronta a ajudar quando todos precisavam. Sempre ajudava a mãe a cuidar dos filhotes e mantê-los por perto para protegê-los de algum perigo.
Certa ocasião um dos seus irmãozinhos filhotes saiu para pastar longe, quando de repente se deparou com um boi preto. O cabritinho baliu de medo bé, bé, bé, não por causa da cor, mas por que nunca vira um boi na sua frente, só caprinos e ovinos. Então ele queria comer o capim limão que estava no pasto do boi, mas o tal Boi fez tudo para impedi-lo. Mugia com força assim _ moo, moo, moo... Balançava a cabeça, metia os chifres entre as pernas e elevava a cabeça como se quisesse dizer algo.
O Cabrito sem entender, tentava pular saltando de um lado e de outro balindo assim: Bé, bé, bé...
Ora para esquerda, ora para a direita, ora para traz, ora para frente: Bé, bé, bé...
Pretinha que já havia sentido a falta do seu irmãozinho, para não deixar a sua mãe preocupada,saiu a procura dele. Ia pelo caminho observando o rastro no chão e o cheiro de cabrito quase virando bode. Ele não era mocho, já possuía chifres pequenos, mas que já soltavam cheiro forte de “bodum”.
E assim pelo olfato desenvolvido de Pretinha, ela logo, logo, o encontrou todo metido, querendo lutar contra o boi.
Pretinha se aproximou devagarzinho e pode perceber que o boi estava tentando proteger o bodezinho de cair em um buraco enorme que dividia um pasto do outro.
Pretinha chamou pelo irmão, com autoridade de irmã mais velha:- Bée... Bée... Bée...
O bodezinho virou-se para trás e ficou todo embaraçado. Então explicou a Pretinha que aquele Boi Preto o impedia de comer o capim limão que ele queria, mas que estava do outro lado. Ela ralhou com ele dizendo: Peça desculpas para o Boi. Será que você está cego que não enxergou o buraco que separa você do Boi. Ele só esta querendo proteger você de quebrar uma de suas pernas, ou ficar preso naquele buraco.
Então o bodezinho parou para olhar a profundidade do abismo e verificou que Pretinha estava certa. O Boi não estava furioso à toa, queria mesmo era proteger  a vida do bodezinho,mas e ele não havia se dado conta da bondade do Boi.
Então cabisbaixo aproximou-se do Boi e dobrando suas patas dianteiras agradeceu ao Boi por tê-lo livrado do perigo.
E a noite a Pretinha cantava assim:

BOI, BOI, BOI,
BOI, DA RAÇA NEGRA
O SEU GESTO FOI
UMA ATITUDE EXTRA

O MEU IRMÃO AGORA
VAI PODER DORMIR
E A DEUS AGRADECER
PELO SEU BOM AGIR.

E mamãe Cabra mais uma vez abraçou todos os seus filhotes antes de dormirem e sussurrou na orelha da Pretinha. Obrigada por cuidar de seu irmão. Eu te amo minha filhinha querida.