proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-hXp1wLsel6c%2FU3Na0DktQ9I%2FAAAAAAAAlPY%2FNXijqtWrD40%2Fs1600%2Fmc3a3e-e-filho-frederick-richardson-1975.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
**A PACIÊNCIA**

 
Lívia entrou em casa correndo e gritando por sua mãe: 
_ Mamãe, mamãe, onde está você? 

 
- Estou aqui filhinha, na lavanderia, o que foi que aconteceu? 

 
Ofegante a menina se aproximou da mãe e perguntou:
 _Mamãe, você pode me explicar uma coisinha? 

 
-Claro filhinha!! contanto que não seja coisa difícil. 

 
_ Mamãe, o que é "paciência"

 
- Hummmm...bem filhinha, falou Dona Rosa, "paciência" pode ser um docinho em forma de biscoito, muito saboroso, igual aquele que a comadre Joaninha faz para vender; pode ser um jogo de cartas que as pessoas que moram sozinhas costumar jogar para se distraírem, e é também uma virtude, minha filha.

 
                  proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-5a8H1mDM9iU%2FU3NafopD8VI%2FAAAAAAAAlPQ%2FNuGZJ-1f5wY%2Fs1600%2F250px-Prato-com-tarecos.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*

 
_E o que é uma virtude mãezinha?

 
 - Lá vem você com pergunta difícil garotinha da mamãe. Você sabe que eu não sou letrada, não tenho estudo como a sua professora nem o médico que cuida de você, mas vou tentar responder de uma maneira bem simples que você possa entender. Está bem assim? 

 
Pois bem, a virtude é algo que existe nas pessoas, algo que não se vê nem se toca, que faz com que as pessoas pratiquem o bem e se afastem do mal. 

 
E a "paciência" é a virtude de "saber esperar" sem se queixar. 

 
_ Ah! mãezinha, acho que estou entendendo... 
Então quando eu fico esperando você fazer o meu bolo preferido de chocolate, até ele assar e esfriar eu estou tendo "paciência" mamãe? 

 
- Isto mesmo filhinha!! Estamos sendo "pacientes" também na fila do ônibus, do banco, no consultório médico esperando a nossa vez, na fila da merenda escolar ou esperando o Papai do Céu atender o nosso pedido...a vida toda temos que ser "pacientes" filhinha. 

 
_ Entendi mamãe!! Você me explicou direitinho. Sabe por que eu perguntei? 

 
- Não! Não sei não filha querida, por que foi? 

 
_ Porque hoje na escola eu me levantei antes de tocar para o recreio e fui buscar o meu lanche, a professora me fez voltar, pediu para eu ter "paciência" e, pela minha atitude, eu iria ficar de castigo sem lanche até todos terminarem. 

 
- Hiiiii...e você ficou mesmo de castigo filhinha? 

 
_ Fiquei sim mamãe, e fiquei muito chateada porque só restaram farelos de biscoito para mim e um chocolate frriiiiooooo... 

 
 - E o que você aprendeu com este castigo filhinha?  

 
                         proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-pziuyPh41oc%2FU3Nb6WEz57I%2FAAAAAAAAlPs%2FwdIukzRqomI%2Fs1600%2FQue-aprende-el-nino-viendo-fotos-con-su-madre_articulo_portrait.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*

 
_ Aprendi que devo ter "paciência", devo obedecer as regras da escola, a minha professora, os meus pais, os mais velhos, e o que eu não souber como fazer devo perguntar a você porque você é a melhor mãe do mundo!! 

 
- Não aprendeu mais nada filhinha? 

 
_ O que mãezinha? O que mais eu deveria aprender??

 
 - Pedir desculpas filhinha! Você deveria ter pedido desculpas à professora, você pediu? 

 
_ Eu não mamãe, mas eu lhe prometo que amanhã eu pedirei, está certo?

 
 - Tudo bem filhinha, mas não se esqueça pois é muito importante nos desculparmos quando nós erramos.

 
                  proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-Cl1qBTpXNA8%2FU3NbJKIkySI%2FAAAAAAAAlPg%2FxP3glBfkU8U%2Fs1600%2Fmenina16a17.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*

 
Contente com as explicações da mãezinha a garotinha Lívia abraçou a sua genitora, bem apertadinho, e lhe falou ao pé do seu ouvido: Eu te amo mãezinha! Te amo de todo meu coração, para sempre!!.

 
*soninha*

 
Trabalhando: 
"A paciência, obediência, virtudes, desculpas, amor filial, reconhecimento."
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 15/06/2014
Código do texto: T4846021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.