COISAS DE CRIANÇAS

COISAS DE CRIANÇAS

Meu netinho, de dois anos e nove meses, está na fase do; “por quê?”, “para que?”, “onde é”, “quem é”, são perguntas que ele quer respostas concretas e lógicas.

Exatamente agora ele descobriu a diferença entre homem e mulher, veja bem, não a sexualidade. Homem tem bibiu e mulher tem perereca. Ele viu o papai e a mamãe; a vovó e o vovô.

Ontem ele me colocou contra a parede:

- Vovô, a Manuela tem perereca? (Manuela é uma amiguinha da mesma idade dele)

- Tem.

- Vovô, o Gabrielzinho tem bibiu? (priminho da Manuela, de um ano e meio).

- Tem.

- Vovô, o Capelo tem bibiu? (Capelo é meu cachorro, o qual ele adora).

- Tem.

- Vovô, a Bate-seba tem perereca? (Bate-seba é minha cadela, a qual ele também adora).

- Tem.

- Vovô, a vaca tem perereca? (Ele vê sempre as vacas com seus respectivos bezerrinhos, lá na fazenda da minha sogra, bisavó dele).

- Tem.

Como pode ver, na sua vivência ele já separa, por intuição, macho de fêmea. É o caso dos amiguinhos, dos cachorros e das vacas.

- Vovô, o cavalo tem bibiu. (Ele adora andar à cavalo)

- Tem.

Aí vêm complicações.

- Vovô, a galinha tem perereca? (Na fazenda da bisavó têm muitas, com pintinhos). Aqui ele faz a relação galinha “mamãe” e pintinhos “filhos”.

O caso da galinha me pegou. Outra hora esclarecerei.

- Tem.

- Vovô, o aviãozão tem perereca? (Havíamos visitado o aeroporto, onde ele viu um avião grande, para ele “aviãozão” e vários aviõezinhos). A lógica dele é que avião grande é a mamãe e os aviõezinhos os filhos.

- Acho que tem.

- Tem ou não tem vovô?

- Tem...

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 30/12/2014
Reeditado em 30/12/2014
Código do texto: T5085236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.