O boi que não assusta

Era uma vez, uma menina com cabelos negros e longas tranças, suas pernas eram finas e bem definidas, franzinas, como dizia seus pais. Seus lábios eram grossos e bem definidos. Seu nome era Maria, simplesmente Maria.

Como toda criança curiosa, ela perguntava tudo que queria saber, incluindo a escolha de seu nome. Seus pais, sempre educados, respondiam todas às dúvidas de sua amada filha. Então ela perguntou:

- Mamãe, quem foi que escolheu esse nome para mim?

A sua mãe logo esclareceu a inquietude de sua pequena.

- Eu e seu pai, no meio de uma lista enorme de nomes com vários significados, mas eu preferi Maria.

- Por que mamãe?

- Porque Maria é um nome simples, forte e bonito. É o nome da Mãe de Jesus. Eu gostei desse nome, combina com você.

- Mamãe, posso fazer outra pergunta, mas não tem nada a ver com o nome.

- Pode sim, filha.

- Por que o boi da cara preta assusta as crianças e o boi da cara branca ninguém diz que assusta também?

A mãe de Maria, por um momento ficou sem resposta, mas logo retrucou:

- Olha, filha, essa história que preto assusta e branco não assusta é coisa muito antiga, às vezes não sabemos ao certo o que dizer, mas fique sabendo, sendo ele boi preto ou boi branco tem os mesmos valores.

- E por que tem uma música que diz que o boi da cara preta vai pegar as crianças e não tem uma música do boi da cara branca?

- Filha, aí mamãe não sabe responder, mas se você quiser, podemos fazer uma música para ele também.

- Mamãe, será que é possível! Será que ele vai gostar?

- Claro que ele vai gostar, filha, é só a gente dizer que tanto o boi preto quanto o boi banco fazem parte do imaginário das crianças e que ele é bem-vindo, em qualquer fantasia infantil, seja ele branco, preto, amarelo, marrom, lilás...

- E tem boi de outras cores, mamãe?

-Tem sim, meu bem, basta você fechar os olhos e imaginar a cor que você quiser.

- Então vamos começar.

- Como via ser o nome da música, mamãe?

- O nome será o boi que não assusta

Se o boi é preto ou branco, eu não quero nem saber

Cada uma tem seu valor, sua cor não tem nada a ver

Seja preto ou branco; branco ou preto, quero brincar sem escolher

Não diga que ele é feio, sua cor é natural

Se fosse amarelo, não importaria a cor do animal

Boi preto não assusta, boi branco também não, as crianças não escolhem a cor

Vou usar o lápis de cor agora, tem boi de tudo que é cor.

Autora: Elisete Soares Moreira

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 25/02/2015
Reeditado em 24/07/2022
Código do texto: T5149665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.