A TURMA DA LETRINHA EM: Odete, a ovelha negra da família

A ovelhinha Odete nasceu diferente das demais ovelhinhas do rebanho que existia na fazenda.

- Nossa! - exclama o pai da ovelhinha,vendo sua filha ao nascer.

-O que há de errado com nossa filhinha? - pergunta preocupada a mãe da ovelhinha, que acaba de dar à luz.

- Não é nada. - responde prontamente o pai da ovelhinha, tentando tranquilizar a esposa. Ele completa:

- Ela é linda demais, porém é um pouco diferente do rebanho. Ela é uma linda ovelhinha negra.

-Negra?! Negra?! Como assim? Deixem-me ver minha filha.

Com cuidado, a ovelhinha foi colocada próxima à mamãe que muito emocionada disse:

-Que linda ela é! Ela é diferente de nós. Será que as outras ovelhas da fazenda vão achá-la estranha?

-Claro que não! Pois, ela é linda assim como é: pretinha e fofinha. - esclarece o pai da ovelhinha.

-Vamos colocar o nome de Odete, como uma homenagem à sua tia. – orgulhoso comunica o pai e com muito carinho explica:

- Lembra-se, minha querida esposa, que a tia Odete era negrinha como ela.

- Está certo! O nome é lindo, assim como a nossa ovelhinha. - fala alegremente a mãe da ovelhinha.

E foi assim que a ovelhinha Odete foi apresentada ao restante do rebanho de ovelhas da fazenda.

Todo o rebanho a achava bem estranha por ter uma pelagem de cor diferente das outras ovelhas.

Sempre que a ovelhinha Odete chegava perto das ovelhinhas para brincar, elas se afastavam, porqueachavam-na esquisita.

-Não fiquem perto de Odete, filhinhos! - orientam as mamães das outras ovelhinhas, que não queriam seus filhotes perto da ovelha negra do rebanho.

A mamãe ovelha, após observar o que se passava, conversou preocupada com o papai de Odete:

- Nossa filhinha está muito triste. Você não acha? - interroga a mãe, ao perceber que ela andava pelos cantos, excluída e sem brincar com as outras ovelhinhas.

-Verdade! Já percebi isso também, querida. Vou conversar com ela e tentar saber melhor o que está acontecendo.

E assim, segue em direção à sua filhinha, o papai da ovelhinha Odete.

-O que está acontecendo? - questiona o pai, tentando entender o que há de errado com sua filhinha.

-Papai, as outras ovelhinhas não querem brincar comigo, pois falam que souesquisita. Todas as vezes que tento me aproximar, elas se afastam de mim.

-Não fique assim, Odete! - exclama o pai da ovelhinha, buscando consolar a filhinha.

- Já que as outras ovelhinhas não a querem por perto, eu e sua mãe iremos brincar com você no celeiro todos os dias e, assim, você não vai mais se sentir sozinha. - justifica o pai da ovelhinha para consolar sua filhinha.

-Sério, papai? Vou adorar me divertir com vocês. Vamos todos os dias brincar no celeiro da fazenda. Oba! Oba!

E assim, a ovelhinha se consola, pois sabe que agora não vai mais ficar sozinha em suas brincadeiras.

Certo dia, quando brincavam no celeiro, a ovelhinha Odete e seus pais ouviram os berros das outras ovelhinhas.

-Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee... Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee... Beeeeeeeeeeeeeeeeee! – manifestam-se desesperadas.

-Socorro! Socorro!O lobo está aqui! - gritam as outras.

As ovelhasestavam no pasto da fazenda, quando foram surpreendidas pela presença deum lobo voraz, que tentou comer uma delas.

-Que barulho foi esse? - exclama exaltado o pai da ovelhinha.

-É o lobo que está tentando comer as ovelhas do pasto. - explica a mãe da ovelhinha Odete ao seu marido, olhando pela janela do celeiro e vendo o lobo correr atrás das ovelhas.

- Não posso deixar o lobo atacar minhas amiguinhas! - exclama bravamente a ovelhinha Odete, correndo para fora do celeiro em direção à malvada fera.

-Saia já daqui, seu lobo malvado! - ordena a ovelhinha Odete.

-Que bicho negro é esse? Será outro lobo mais forte que eu? - pergunta-se o lobo malvado, olhando de relance para Odete.

O lobo nunca havia visto, em sua vida, uma ovelha negra. Por isso, pensou que aquele bicho eraoutro lobo concorrente e mais forte. Refletiu que ele poderia estarali para brigar pelo território.

Assim, o lobo assustado foge para floresta. Ele nunca mais apareceu para perturbar as ovelhinhas daquela fazenda.

-Viva a ovelhinha Odete! Ela salvou o rebanho! - exclamam as outras ovelhas levantando-a, deixando os pais de Odete emocionados.

Daquele dia em diante, todas as ovelhinhas passaram a respeitar Odete e também a brincar com ela.

Todos concordaram que, se não fosse a coragem de Odete e a pelagem diferente das outras ovelhinhas daquele rebanho, o lobo malvado teria devorado várias ovelhas.

ESTE TEXTO FAZ PARTE DA OBRA: AS AVENTURAS DA TURMA DA LETRINHA: Inclusão com Diversão - www.sabrinadealmeida.com.br