A Galinha Lili e outros bichos de pêlo e pena

Maurício Veneza, ilustração Fábio Sgroi

Editora Salesiana

A grande maioria das crianças que nasceram e vivem nas grandes cidades não tiveram e não têm oportunidade de conhecer muitos animais de pêlo e pena.

Encontrei um menininho que nunca tinha visto uma galinha viva. Ele disse que na sua casa ela ficava guardada dentro do congelador, sem penas, sem cabeça, sem bico e sem os dedos dos pés. A cozinheira cortava a bichinha em pedaços e jogava na panela misturada com um monte de temperos. Pior quando botava ela inteirinha no forno, coberta de limão, sal e pimenta. Ai que maldade!

Maurício Veneza pensando nessas crianças resolveu que todas elas têm direito de conhecer uma galinha, um galinheiro, um porquinho e um chiqueiro um cachorro chamado Chamorro, o pato Torquato e o cabrito Brito. Mas são muitas crianças. E aí? Viajar com elas até uma fazenda? Impossível.

Então, como fazer essa mágica? Pensou, pensou e resolveu convidar o Fábio Sgroi para ajudá-lo a resolver essa questão. Duas cabeças pensam melhor que uma, dizem os mais antigos.

Eureka! Vamos escrever e desenhar a história da galinha Lili e seus amigos lá da fazenda do Seu Ventura. Assim, todas as crianças vão ficar conhecendo o porco Chico, o galo Gargalo que acordou ainda estava escuro, bateu as asas e cantou: Cocoricóóóó e a noite continuou escura. Cantou duas, três vezes e não adiantou. O sol não apareceu.

Esquisito isso. Será que o sol se perdeu no caminho e não deu pra chegar na fazenda?

Os desenhos do Fábio e a história que o Maurício escreveu viraram o livro A Galinha Lili e outros bichos de pêlo e pena. Tem até um monstro que faz um barulhão e deixa os bichos morrendo de medo. Mas isso eu não posso contar. Leiam o livro e viagem até a fazenda, vai ser um ótimo passeio.

Dê um livro de presente à uma criança. Leia com ela.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 14/06/2007
Código do texto: T527138