Algumas lendas, mitos e entes folclóricos do Brasil

Anhangá

Vide texto do Tio Babá aqui no Recanto das Letras!

(veado branco....).

Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito seja de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre". A (O) Boitatá, tanto pode ser Yara, como qualquer outra forma. Diz-se que ela se alimenta dos olhos de animais; pode ser um boi que solta fogo pela boca ou até pode ser um espírito ruim, que vagueia pela Terra, tocando fogo nos campos ou saindo chispando, feito um rojão ou uma tocha, de buracos e fendas que ninguém vê.

Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. O Boto é representado por um homem jovem, bonito e charmoso, que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio, para transformar-se em um boto. O Boto é um peixe do rio Amazonas, que se transforma em um homem atraente. Quando está na condição de “humano”, ele usa chapéu na cabeça, para que ninguém veja o orifício por onde respira. Entre outras peripécias que se credita ao Boto, existe a crença que ele assalta as canoas que transportam mulheres grávidas. É considerado pai de muitas crianças, especialmente de moças solteiras, que nascem em vastas regiões amazônicas.

Caboclo D´Água

Uma variedade de Boto que habita os rios Tietê, Pardo, Tocantins e São Francisco. Ao contrário daquele, não é nada sociável, nunca sai da água e adora virar as canoas e barcas que não tenham pessoas com alta sensibilidade espiritual ou “guardadas” por carrancas. Ele não gosta de pescadores.

Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que o fato seja obra do curupira. Ele protege as matas das queimadas e devastações, assombrando e enganando aqueles que depredam as florestas.

Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu; porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nessas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo. Acredita-se também que o sétimo filho de um padre será lobisomem. No interior de São Paulo e Minas Gerais, acredita-se que após viver uma noite como lobisomem, as pessoas que são lobisomens reaparecem muito pálidas e amareladas, devido ao fato que em tais eventos, só se alimentam de excrementos de galinhas. Dizem também que homens muito peludos também podem ser lobisomens. No Brasil diz-se que a metamorfose só acontece ou em quintas feiras ou sextas feiras de lua cheia. Diz-se também que pessoas negras se transformam em lobisomens brancos e pessoas brancas se transformam em lobisomens negros.

Mãe-D'água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia! Este personagem tem o corpo dividido metade mulher e metade peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas. Também é conhecida por iara, uiara, e boitatá.

Corpo-seco

É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira

É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga de crianças, provocando a falta de ar e sufoco. O Tio Babá tem aqui no Recanto das Letras, um texto que explica como é exatamente esse monstro.

Mula-sem-cabeça

Surgido na região do interior do Brasil; consta-se que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas. É uma mula negra, cuja crina tem uma cruz formada por pelos brancos. Na ponta da cauda, ela tem um facho de luz. Ela mata a coices a quem encontra. Quem tiver a falta de sorte de encontra-la e ouvir seu grito (relincho) tétrico e estridente, deve esconder as unhas cujo brilho atrai a mula-sem-cabeça. Pela definição do mito aqui descrito, o Tio Babá também percebe, como alguns leitores perceberão, que é impossível soltar fogo pelas narinas, quando nem cabeça tem. Muitos são os mistérios que envolvem o mito da Mula-sem-cabeça; porém é um dos mitos mais difundidos em todo o país.

Mãe-de-ouro

Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontram jazidas de ouro. Também aparece em algumas descrições como sendo uma mulher luminosa, que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias. Ela protege as minas de ouro e tem poderes espetaculares. O Tio Babá,na sua infância, viu as tais bolas de fogo, tendo um amigo como testemunha. Porém, o fato de ver as bolas de fogo nas montanhas próximas da casa do amigo, jamais o convenceu que "aquilo que viu" era a mãe-de-ouro!

Porca dos Sete Leitões

-Na versão paulista é uma porca que vive com seus sete leitõezinhos andando de lá para cá. Ela era uma rainha, que tinha sete filhos e que foram transformadas pelo que são agora, por um feiticeiro. Esta porca, quando avistada por humanos, solta fogo pelos olhos, nariz e boca. Ela vive perto das cruzes das estradas e dos cemitérios.

Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas, amarrar as crinas dos cavalos e amarrar roupas dos varais. Quando aparece para alguém, costuma pedir fogo para o pito; à vezes pede fumo também! Se não o atendem, ele passa o resto da vida aprontando para o infeliz que não forneceu fogo ou fumo para ele. A cidade brasileira que mais têm sacis é São Luis de Paraitinga.

Comadre Florzinha

É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa, possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos nos caçadores e fazendo travessuras às pessoas que tentam desmatar a floresta, ou matar os animais que ali vivem.

Outras manifestações folclóricas do Brasil:

Além dos mitos e lendas, o folclore brasileiro apresenta uma grande diversidade cultural. Podemos também considerar como legítimas representações do nosso folclore: ritmos e danças folclóricas (carimbó, forró, capoeira, frevo, caiapó, pajadas), comidas regionais típicas, músicas regionais, encenações (marujada, bumba-meu-boi, congada, cavalhada, orações às almas), superstições, representações artísticas (artesanato, confecção de rendas e cestas de palha), comemorações, brincadeiras e jogos infantis (parlendas, amarelinha e trava-línguas), ditados populares, tradições, crenças e festas populares (festas juninas, Festa do Divino, Círio de Nazaré e Folia de Reis, etc.). Aliás, a festa de Folia de Reis acontece todos os meses de Julho (por volta do dia 15), na cidade paulista de Cravinhos, onde participam dezenas de “companhias de reis” das cidades circunvizinhas; inclusive Ribeirão Preto.

Curiosidades:

- O Dia do Folclore é comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil. Porém, nem tudo é folclore. Para ser considerada uma legítima representação folclórica, é necessário que o evento se enquadre em algumas características: ter origem anônima, ser antiga e popular, tradicional numa determinada região (sendo praticada e divulgada por muitas pessoas) e ter se espalhado através da transmissão oral (famoso boca a boca). A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que é comemorado em 31 de outubro. A principal festa é feita na cidade de São Luis de Paraitinga (SP), cidade próxima de Ubatuba. Nessa cidade fica a sede da SOSACI, formada por criadores de sacis. O Tio Babá é um criador de sacis! Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

Referências

-Alceu Maynard de Araújo

-Câmara Cascudo

-Wikipedia

-Antônio Carlos Affonso dos Santos- ACAS - in “Pequeno Dicionário de Caipirês”.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 09/01/2016
Reeditado em 11/02/2016
Código do texto: T5504873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.