As casinhas

Casinhas de Moluscos, ou Caranguejos?

Morava no fundo do mar uma família de molusco, cada um na sua casinha, protegidos por um telhado de concha dura como uma couraça. Eram todas as casinhas de tamanhos, cores e desenhos diferentes, feitas pela própria natureza. Papai e mamãe orientou -os para que nunca nenhum deles fossem à tona do mar, porque todos eles eram intolerantes a claridade. Seus olhos e corpinhos exposto à luz, poderia ser fatal.

Marisa, a molusco caçula dos seis de uma família, desobediente como ela só, resolveu querer conhecer a luz do dia, justamente num dia de sol e calor. Antes que pudesse retornar ligeiramente ao fundo do mar, avistou um bichinho esquisito com uma casinha andante pra lá e prá, de um lado para o outro igual a sua. Olhou, estranhou ele com uma coisa esquisita tampando os olhos

Chegou ofegante, assustada e contou tudo à família.

Disse-lhe sua mãe brava :

─Marisa, eu não falei que não era para ir no teto do mar?

─ Mas mamãe, foi uma espiada rápida, é tão lindo o brilho do dia!

─ Não faça mais isto! Prometa!

─ Tá mamãe, eu prometo!

Marina e Marinho, dois irmãos dela, curiosos veio conversar para saber mais detalhes da aventura da irmã:

─ Conta, conta pra gente como era o bichinho com o tampão nos olhos?

Marisa:

─ Era um bichinho muito estranho, branco, andava de lado com os olhos tampados com uma coisa brilhante, o raio do sol batia nesta coisa. A casinha igual a nossa.

Os dois irmãos queriam ir também conhecer, a irmã atiçou:

─ Ora, criem coragem e vão como fui, eu não posso porque prometi a mamãe, mas, vocês...

Assim foram os irmãos de Marisa...

Deram de cara com o bicho esquisito, não só um, mas uns oitos como a sua família, tudo na casinha igualmente as suas. Viram seus olhos de antenas tampadas com uma coisa escura e olhavam para o sol.

Os dois irmãos que muito inteligentes, entenderam que era por isso que eles sobreviviam no sol. Voltaram e contaram a novidade. Mais broncas receberam.

─ Papai, mamãe e se usarmos um tampão também, vejam, há algas transparentes, podemos usar para nos proteger da luz. Temos que reclamar das casinhas, como eles conseguem viver ali nelas igual as nossas?

Dora Duarte

Dora Duarte
Enviado por Dora Duarte em 03/03/2016
Código do texto: T5562259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.