UMA BIBLIOTECA ESCOLAR

O nome dela é Anabela... Anabela tem apenas 13 aninhos... E estuda a 8ª classe.

Anabela é uma menina bonita. Tão bonita como o nome dela.

Porém, o coração da Anabela é ainda mais bonito que a Anabela.

... Mais bonito que o nome dela!

Coração d’anjo!

Preocupada, sempre, com os problemas dos amigos, dos colegas, Anabela adora desafios. Delegada de turma não se cansa de dizer:

– A minha missão é ajudar a organizar a turma e proteger os meus colegas.

Mas, sem ser pretensiosa!

E não é que ela é a mais novinha da turma?

Pois é!... Responsabilidade e compromisso não têm idade!

Anabela tem carisma e, ainda pequenina, já tem um amor ao próximo muito grande.

Quando um dos colegas falta às aulas, Anabela é a primeira a querer saber os motivos da ausência.

Colega adoentado, lá está a Anabela levando a matéria e procurando o enquadramento do companheiro ou companheira.

– Ser solidário é dar o melhor de nós para o bem-estar d’outro. – Diz ela.

E por isso, a Anabela não tem apenas olhos para a sua turma. Certa vez, procurou a direcção da escola com uma proposta interessante: - a criação de uma biblioteca escolar.

A direcção da escola aderiu. Todos os alunos aplaudiram a ideia e meteram mãos à obra. E com a ajuda dos papás e das mamãs ergueu-se na instituição um espaço de busca do conhecimento, tão valioso.

E todos ganharam, pois a escola não se limita aos professores e aos alunos. A escola é extensível à comunidade.

E tudo cresceu!

Intensificou-se o hábito pela leitura e a aprendizagem cresceu.

O hábito fez-se prazer e o rendimento escolar cresceu.

A capacidade de reflexão cresceu.

A reflexão fez-se inclusão e a noção do bem e do mal cresceu.

Enfim, cresceu a comunidade!

E a Anabela e os seus colegas são hoje, exemplos para os meninos de outras instituições da comunidade.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 01/01/2018
Código do texto: T6213905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.