Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O REI DO POMAR

Num pomar, onde cresciam todos os tipos de árvores frutíferas, estava acontecendo uma grande discussão. As frutas queriam escolher um rei para o pomar. As goiabas, brancas e vermelhas, gritavam, com toda a força de suas polpas, que o rei do pomar devia ser o fruto da jaqueira, pois é grande e impõe respeito. As laranjas discordavam:

- Como pode – dizia uma laranja-lima -, um fruto molóide ser o rei do pomar! Para mim, o rei deve ser forte, ser colorido por dentro e por fora, por isso eu acho que o rei deve ser a melancia.

- Essa não! Gritou um limão mostrando todo o seu azedume na voz.

- Para rei do pomar eu indico o coco. Esse dará um ótimo rei. Está sempre no alto podendo reinar sem perigo de ser deposto por um fruto qualquer.

- Não concordo! – exclamou uma maçã – Veja bem, o coco está lá no alto e não vai olhar para baixo para ver o que acontece por aqui. Ele é orgulhoso e só vai pensar nele mesmo... nos seus amigos...

Precisamos escolher, para rei do pomar, um fruto que fique no mesmo nível, que possa ver e saber tudo o que acontece por aqui. Ter um rei coco e não ter um rei é a mesma coisa.

A pêra aplaudiu entusiasticamente a amiga maçã. As jabuticabas, grudadinhas na jabuticabeira, expuseram sua opinião. Para quê precisa o pomar de rei? Ele sempre viveu sem um e nunca houve nada que perturbasse a convivência dos pés de frutas. Por que esse modismo agora? Rei, ora um rei... isso é coisa de fruto que não tem o que fazer na vida...

Um cacho de bananas, já quase maduro, se disse a favor de ter um rei sim, não por causa das árvores frutíferas, mas por causa dos pássaros que perturbam a maturação dos frutos. É só a fruta apresentar o primeiro sinal de maturação, vêm os passarinhos com seus bicos perfurantes e tumtumtum furam tudo.

- Vejam a minha terceira penca! Todas as bananas amarelas estão bicadas.

As árvores ficaram pensativas. Não é que o cacho de bananas tinha razão – disseram as jabuticabas. As goiabas sofrem muito com isso. Rolinhas, bem-te-vis e pardais amam a polpa da goiaba e quando encontram um bichinho lá dentro a disputa é feroz. E o mamão! Coitado! Tem um tal de sanhaço que come ele inteirinho. Como fazer para escolher um rei que pusesse um fim na farra dos passarinhos?
Um cacho de uvas vermelhas, parecendo rubis e doces como o mel, pediu licença para dar o seu parecer.

- Eu lanço como candidato a rei do pomar, o senhor abacaxi. Sei que ele não é grande, mas já nasce coroado. Impõe respeito pelos espinhos da coroa e a aspereza do seu corpo.

As árvores concordaram com o cacho de uvas e, numa votação aberta, e em poucos minutos, estava escolhido o rei do pomar. Viva o rei Abacaxi! Gritaram elas querendo saber qual a providência que seria tomada a respeito do comportamento dos pássaros. Foi neste exato momento que o dono do pomar, seu Manoel, chegou com um empregado, uma caixa de ferramentas e um imenso boneco de palha com os braços abertos.

O empregado fixou uma engenhoca, bem no meio do pomar, e nela espetou uma estaca com o boneco que ficava girando sem parar. Os pássaros foram embora assustados deixando que os frutos amadurecessem sossegados. Depois que o homem e seu empregado deixaram o pomar, o rei Abacaxi disse:

- Estão vendo? A minha idéia já foi copiada...

As árvores riram e foram fazer seu trabalho de gerar, fazer nascer e amadurecer os frutos para os homens saborear. Afinal é Primavera, a estação de vida e de alegria.

25/09/07.
(histórias que contava para o meu neto.)
Maria Hilda de Jesus Alão
Enviado por Maria Hilda de Jesus Alão em 25/09/2007
Reeditado em 21/04/2011
Código do texto: T667448

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Hilda de Jesus Alão
Santos - São Paulo - Brasil
848 textos (360974 leituras)
19 áudios (10686 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 10:42)
Maria Hilda de Jesus Alão