A PRINCESA E O JARDINEIRO

No reino da Jardinlândia havia um belo castelo onde moravam o Rei Herbert, a Rainha Laina e a Princesa Tifany. Viviam felizes e tranquilos e as pessoas que pertenciam ao reino, moravam em uma Aldeia próxima ao castelo, eram pessoas trabalhadeiras e ordeiras, então o Rei e a Rainha não tinham problemas no seu reinado. O belo castelo era cercado por um lindo jardim, e o velho jardineiro que cuidava havia muitos anos desse jardim, disse ao Rei:

- Majestade, eu cuidei durante muitos anos do seu jardim com muito carinho e agora como estou cansado e doente, preciso cuidar da minha saúde e gostaria de pedir a Vossa Majestade, que deixasse em meu lugar meu filho Frederico, pois tenho certeza que ele vai cuidar tão bem quanto eu, ou quem sabe até melhor!

O Rei concordou e disse ao jardineiro:

- Gaspar, você sempre foi um empregado fiel e cuidadoso, por isso vou lhe dar uma boa pensão para que você possa viver tranquilamente e cuidar de sua saúde.

No dia seguinte o filho do jardineiro se apresentou ao Rei.

- Majestade eu sou Frederico seu novo jardineiro!

- Muito bem Frederico, disse o Rei, espero que você seja tão bom quanto seu pai, e cuide do meu jardim com todo o carinho e cuidado, pois minha filha a Princesa Tifany, gosta de passear entre as flores todas as manhãs.

E assim o jovem jardineiro começou o seu trabalho, cuidava com muito carinho do jardim, e como era um rapaz muito inteligente, começou a fazer vários enxertos e mudas de flores de cores variadas. O jardim foi ficando cada vez mais lindo e o Rei e a Rainha estavam muito contentes com o novo jardineiro.

Todas as manhãs a Princesa Tifany, descia dos seus aposentos e ficava horas admirando as belas flores, os pássaros e borboletas que vinham no jardim. O jovem jardineiro ficava observando a bela Princesa e pensava:

- Que jovem linda, pena que eu não posso nem olhar para ela, pois eu sou um pobretão e ela uma princesa!

A princesa ainda não conhecia o jovem jardineiro, e um dia ela estando no jardim, viu uma rosa de cor diferente como nunca tinha visto e foi colher tão bela flor.

Mas, como rosa tem espinho, a princesa machucou sua delicada mão que começou a sangrar. O rapaz vendo a princesa com a mão machucada, correu até ela e com muito cuidado limpou o ferimento.

A princesa agradeceu, deu um belo sorriso e entrou no palácio, mas ficou impressionada com o porte atlético e a beleza do rapaz.

Frederico ficou muito feliz e comentou com seu pai sobre o incidente. Seu pai lhe disse:

- Filho não crie ilusões, pois você é um pobre jardineiro e ela uma princesa.

-Sei disso meu querido pai, mas sonhar não é proibido!

A princesa também não conseguia esquecer aquele rapaz tão bonito e gentil, pena que era um simples jardineiro.

Como a princesa já estava com idade para se casar, seu pai convocou os jovens herdeiros dos reinos vizinhos para se candidatarem à mão da princesa.

Vieram jovens de vários lugares, muito ricos e cultos, mas ela não se interessou por nenhum deles. Seu pai lhe disse:

- Filha você tem que escolher um marido, pois será a herdeira do reino, escolha aquele que o seu coração mandar!

- Meu pai, se é para escolher aquele que meu coração mandar, escolho o Frederico, o nosso jardineiro.

-Mas ele não é nobre minha filha, tem que ter nobreza e riqueza.

-Papai, disse a princesa, a nobreza está nas atitudes da pessoa e a riqueza nos sentimentos e isso Frederico tem de sobra, e eu me apaixonei por ele!

O rei chamou o jardineiro e perguntou:

- Frederico, o que você sente por minha filha?

-Majestade, eu amo sua filha, mas sei que é um sonho impossível!

-Então jovem, eu e a rainha, decidimos atender o pedido de nossa filha e consentir no casamento de vocês dois, pois você demonstrou ser merecedor dos sentimentos dela também.

E eles se casaram e foram muito felizes, e o jardim do palácio se tornou ainda mais belo!

There Válio – 22-02-2008