A MITOLOGIA GREGA E A LITERATURA!

Como em 2008, assistimos as Olimpíadas da China, nada mais oportuno, do que escrevermos sobre; a importância da mitologia grega no pensamento do homem ocidental!

Os gregos, com a sua fantasia mitológica habitaram a terra e o céu, os mares e todo o interior da terra de deuses, semideuses e heróis. Eram muito observadores, começaram a criar nomes, e, personagens para os fenômenos da natureza, aqueles incompreensíveis. Dessa maneira, os gregos foram levados ao mesmo tempo, à contemplação do mundo, da vida, do homem, então, fizeram a seguinte questão: qual é a origem de todos os seres?

Afinal, amigos e leitores do Recanto das Letras: o que é Mitologia?

Os dois conceitos que a designam podem ser entendidos, assim: o conjunto de lendas que um povo imaginou e, o estudo dos mesmos. A palavra vem do grego mythos, significando fábula e logus, que quer dizer; tratado. Portanto, para os gregos, o mito narra uma história considerada por eles, como verdadeira, na medida em que mostra ao homem, que ele é um ser mortal, obrigado a trabalhar, se organizar em sociedade, submetido a imprevistos, acontecimentos, os quais independem de sua vontade.

Os primeiros mitos surgem, pois, da imaginação do homem para explicar funções da vida: nascimento, amor, maternidade, paternidade, e a morte. Foi assim, que o homem, através da observação feita dos seus sentimentos, junto com a sua inteligência, conseguiu conquistar vitórias em face de uma vida, que não solicitou, de uma morte que o deixa amedrontado, de um amor que o domina e de uma natureza repleta de fenômenos como: sol, vento, chuva, cataclismos, doenças que o assombravam e os aniquilavam.

A mulher que gera torna-se a figura da mãe universal: uma Deusa. Essa mesma divindade passa a fazer todos os nascimentos da natureza, é venerada como a Mãe Imortal, recebendo o nome de Gaia, a Terra.

De uma maneira semelhante, a função de pai será assumida por Urano. Também conhecido como: Cronos, e, finalmente, Zeus, consagrado como pai dos deuses e dos homens.

Todos os deuses e semideuses habitam o Olimpo, a superfície ou até mesmo as entranhas da terra. Os deuses compartilham com os homens ódios, amores, alegrias, tristezas e outros sentimentos, Até mesmo Zeus, mostra-se frágilizado pelo amor, e com isso, ama e sofre por diversas mortais. Hermes, o mensageiro dos deuses, pratica furtos. Ares, o protetor das cidades, estimula guerras e carnificinas.

O escritor José Bento Monteiro Lobato, foi genial ao recriar várias obras contando sobre a Mitologia Grega, uma delas é sobre: Os doze trabalhos de Hércules _, com uma leitura rica em mitos, que transcenderam ao tempo, alcançando para Lobato um prestígio inabalável na literatura infanto-juvenil.