TIMIDEZ: VOCÊ PENSA QUE É DIFERENTE?

É quase uma certeza que tem o tímido: sou diferente! Resposta: não!!! Não há dados estatísticos disponíveis para certificar-nos o percentual de pessoas tímidas no Brasil e no mundo. São milhões e milhões de pessoas tímidas. Portanto, você não é o “único diferente”!

Olá queridos leitores!

Toda pessoa tímida “acha” que, por ter esta característica de introspecção e a dificuldade do convívio com as pessoas, é diferente delas! É claro que não! Há milhares e milhares de pessoas, anônimas ou famosas, que são extremamente tímidas. Por exemplo, podemos citar os famosos, só para dar ênfase nessa afirmação: Chico Buarque de Hollanda, cantor, escritor e compositor, além de outras atividades. Temos o Luis Fernando Veríssimo, músico e mais conhecido pelos seus livros, pela sua originalidade, imaginação, sátira e humor.

Temos casos de artistas – e não são poucos – que, para poderem apresentar seus trabalhos em público, por sua timidez profunda, usam de todos os artifícios, dentre os quais o uso do álcool e/ou drogas, ou ainda de tranqüilizantes. E, aí reside o perigo, muitos ídolos da música, nacional ou internacional, acabam se tornando dependentes químicos. Vocês já sabem da história de Peter Frampton, guitarrista famoso nas décadas de 80 e 90? Pois é, por sua fragilidade de controlar a timidez, esse músico enveredou pelo mundo das drogas e, por muitos anos viveu na obscuridade, até ser encontrado nas ruas e “adotado” , por um fã seu, que conseguiu reverter esse triste quadro. Como era produtor ou dono de uma gravadora famosa, esse “fã” convenceu Peter a se internar em uma clínica para fazer um tratamento de dependência química. Após o tratamento, e em recuperação, Frampton voltou à velha forma e, sem o uso das drogas conseguiu dar a “volta por cima”. Mas quantos anos de vida ele perdeu... valeu a pena esperar tanto, para ir se cuidar?

Há os famosos casos de Janis Joplin, Jimmy Hendrix, dentre tantos outros, que para conseguirem um desempenho acima de suas possibilidades humanas, despencaram nas “máscaras das drogas” e tiveram vida curta, apesar de suas qualidades excepcionais! Poderia citar, aqui, uma centena de artistas famosíssimos que, por serem tímidos, acabaram por destruir suas carreiras brilhantes e, por conseqüência, a própria vida, tentando driblar a timidez com o uso de substância psico-ativas. Imagine as pessoas comuns, sim, nós, tímidos anônimos. Quantos seríamos no mundo todo?

Então, sabendo que não somos “tão diferentes” assim, podemos tirar um pouco desse peso dos nossos ombros, e tentarmos nos adaptar às nossas realidades. Não, não estou dizendo para capitularmos frente à timidez, ao contrário, não podemos leva-la tão a serio. Não somos incapazes de termos uma vida normal, devemos apenas nos conhecer melhor, saber das nossas limitações e, sempre que possível, dar um passo a mais. Um passo de cada vez, a caminho de nossas realizações pessoais, dos nossos sonhos esquecidos! Se, essa característica de timidez que você “carrega nas costas” é um enorme fardo, impossibilitando que você tenha uma qualidade de vida digna, incapacite você a desenvolver suas qualidades e habilidades, seja no campo pessoal, como no profissional, é necessário consultar um especialista: psiquiatra e/ou psicólogo. Esse profissional pode ter a “chave mágica” que irá lhe libertar das amarras da timidez!

Não espere mais, não tenha “vergonha” de pedir ajuda, afinal somos apenas humanos, falíveis e, por isso, nunca devemos ser orgulhosos, sejamos humildes, aliás essa é uma das características mais importantes num ser humano. Com a humildade, podemos superar vários obstáculos em nossas vidas, principalmente aquelas que não nos permitem sermos felizes!

Abraços fraternos e

Até a próxima