PROJETO DIA DAS BRUXAS - ONDE TEM BRUXAS TEM FADAS- PARA LUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIE- TRABALHANDO VALORES-

PROJETO DIA DAS BRUXAS

TÍTULO: ONDE TEM BRUXAS TEM FADAS

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIE DA ESCOLA ORDÁLIA MACHADO

DISCIPLINAS TRABALHADAS;

• Português

• Ensino Religioso

• Artes

TÍTULO: ONDE TEM BRUXAS TEM FADAS

OBJETIVOS:

Geral:

• Comemorar o dia das bruxas aproveitando a ocasião para trabalhar valores humanos, dando a essa data um toque cultural e didático associando os feitos de cada uma( fadas e bruxas) às nossas atitudes e conscientizando-se que conforme nossos atos vezes somos bruxas, outras fadas.

• Realizar um trabalho didático divertido procurando encantar e chamar a atenção do aluno motivando-o a participação em atividades propostas

Específicos:

• Ouvir música e cantá-la com o grupo.

• Testar seus conhecimentos em contos de fadas , através de perguntas divertidas com soluções que o levarão a saber como se sairia se fosse parar no mundo do conto de fadas.

• Contar a partir de objetos a história correspondente

• Distinguir as visão infantil de fada com a associação que o adulto faz delas à partir de música

DESENVOLVIMENTO

1.Ouvir as músicas de Victor e Leo

FADA

Fada, fada querida, dona da minha vida

Você se foi, levou meu calor, você se foi, mas não me

levou

Lua, lua de encanto, ouça pra quem eu canto

Ela levou minha magia, mas ela é minha alegria

Vejo uma luz, uma estrela brilhar, sinto um cheiro de

perfume no ar

Vejo minha fada e sua vara de condão, tocando meu

coração

Madrugada de amor que não vai acabar

Se estou sonhando, não quero mais acordar

Minha história linda, meu conto de amor

Algo aqui me diz que essa paixão não é em vão

O meu sentimento é bem mais que uma emoção

Eu espero o tempo que for, minha fada do amor

2. APÓS OUVIR MÚSICA E CANTAR , PARTICIPAR DE UM DIÁLOGO RESPONDENDO PERGUNTAS:

A. QUAL A VISÃO QUE AS CRIANÇAS TEM DE FADAS?

B. QUA A VISÃO QUE AS CRIANÇAS TEM DE BRUXAS?

C. A QUE ELAS ESTÃO ASSOCIADAS, NOS SEUS CONTOS?( EX:BONDADE, MALDADE,ETC.)

.1 DÊ UM EXEMPLO (CONTANDO OU DANDO O NOME DE UMA HISTÓRIA EM QUE ELAS APARECEM)

C. SERÁ QUE CRIANÇA ACREDITA EM FADAS E EM BRUXAS?

D. PARA CRIANÇA FADA É UMA COISA PARA ADULTO É OUTRA, DE ACORDO COM A MÚSICA A FADA ESTÁ ASSOCIADA A QUE SENTIMENTO?

E. E VOCÊ ACREDITA EM FADAS E EM BRUXAS? A QUE SENTIMENTO VOCÊ AS ASSOCIA?

3. TESTE DO MUNDO ENCANTADO:

SAIBA COMO VOCÊ SE SAIRIA SE FOSSE PARAR NO MUNDO ENCANTADO DOS CONTOS DE FADAS:

1.O QUE VOCÊ DIRIA A UMA PRINCESA PRESA NO ALTO DE UMA IMENSA TORRE?

A. COMO FOI PARAR AI?

B.JOGUE SUAS TRANÇAS.

C. VOCÊ QUER UMA ESCARA PARA DESCER?

2. AO SAIR PARA UM PASSEIO PARA A FLORESTA VOCÊ LEVARIA:

A.UMA CAPA DE CHUVA

B. SEU CAVALO E SUA VARINHA MÁGICA.

C.UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

3.SE ENCONTRASSE UM COELHO APRESSADO NUM PARQUE VOCÊ:

A. PROCURARIA PELO DONO DO BICHO.

B. IRIA ATRÁS DELE.

C.TENTARIA PEGÁ-LO.

4. SE UMA MULHER MISTERIOSA LHE DESSE UMA MAÇÃ VOCÊ:

A.COMERIA É CLARO !

B.CORRERIA! ELA SÓ PODE SER UMA BRUXA!

C. TENTARIA SABER QUEM É ELA ANRES DE MORDER.

5.O QUE VOCÊ FARIA SE ENCONTRASSE UM SER MONSTRUOSO VIVENDO EM LINDO E RICO PALÁCIO?

A. PEDIRIA SOCORRO.

B. PEDIRIA ABRIGO NO PALÁCIO.

C.TENTARIA APRESENTAR UMA PRINCESA A ELE PARA QUE VIRASSE UM PRÍNCIPE.

6. AO NOTAR QUE ESTÁ PERDIDO E SÓ HÁ ANIMAIS POR PERTO VOCÊ PEDIRIA AJUDA:

A. AO LOBO QUE É UM BICHO FORTE E ESPERTO.

B. AO GATO QUE ESTIVESSE USANDO BOTAS.

C. AO PORQUINHO QUE VIVE NA CASA DE PALHA.

7.QUAL SERIA SUA REAÇÃO AO ACHAR UM ESPELHO IMENSO NUM CASTELO?

A. DARIA UMA OLHADA PARA VER SE VOCÊ ESTÁ COM UMA ROUPA DE CONTO DE FADAS.

B. FARIA UMA PERGUNTA IMPORTANTE PARA ELE, POIS DEVE SER MÁGICO.

C. FARIA UM PEDIDO.

8. SE ENCONTRASE UMA LÂMPADA VELHA O QUE VOCÊ FARIA?

A. COLOCARIA NO LIXO PARA RECICLAR?

B. ESFREGARIA PARA LIBERTAR O GÊNIO.

C. GUARDARIA.

9. QUAL O MELHOR JEITO DE CHEGAR NUM BAILE?

A. DE MOTO

B. EM UMA CARRUAGEM.

C. CORRENDO.

10. SE ENCONTRASSE UM SAPO DE COROA VOCÊ:

A. PEGARIA UMA VASSOURA E O ESPANTARIA.

B. FALARIA COM ELE PARA SABER SE É PRINCIPE.

C. TOMARIA UM SUSTO.

11. QUAL A SUA REAÇÃO AO ACHAR UM PÉ DE FEIJÃO GIGANTE?

A. COLHERIA OS GRÃOS.

B. SUBIRIA PARA VER A CASA DO GIGANTE.

C.TENTARIA PEGAR A GALINHA DOS OVOS DE OURO.

12. SE ENCONTRASSE UM SAPATINHO DE CRISTAL, VOCÊ:

A. EXPERIMENTARIA NO SEU PÉ.

B. LEVARIA PARA O PRÍNCIPE.

C. TENTARIA DEVOLVÊ-LO PARA A DONA.

RESPOSTAS:

MAIORIA A:

VOCÊ SE CONFUNDE COM DETALHES DAS HISTÓRIAS SE FOSSE PARA UM MUNDO ENCANTADO FARIA AS COISAS DO SEU JEITO E CAUSARIA ALGUNS PROBLEMAS. PARA NÃO ACABAR DEVORANDO UMA MAÇÃ ENVENENADA SEM QUERER É LEGAL LER MAIS CONTOS DE FADAS.

MAIORIA B.

VOCÊ SE DARIA MUITO BEM NO MUNDO DOS CONTOS DE FADAS, CONHECE AS AVENTURAS E OS PERSONAGENS, CONSEGUIRIA SE ENTURMAR E CURTIR A MAGIA E OS MISTÉRIOS DE CADA AVENTURA SEM INTERFERIR DEMAIS E MUDAR O ROTEIRO. QUE TAL APROVEITAR OS SEUS CONHECIMENTOS E ESCREVER HISTÓRIAS DIVERTIDAS.

MAIORIA C:

CUIDADO! PARECE QUE VOCÊ NÃO CONHECE BEM AS HISTÓRIAS E OS PERSONAGENS ESCANTADOS. SE FOSSE PARAR EM UM CONTO DE FADAS, FICARIA MEIO PERDIDO E PODERIA SE METER EM GRANDES CONFUSÕES PESQUISE UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO, LEIA E PROCURE DESENHOS E FILMES PARA VIAJAR POR ESSE MUNDO MÁGICO.

4. DISPOR OBJETOS SOBRE UMA MESA: CADA ALUNO ESCOLHE UM E CONTA A HISTÓRIA CORRESPONDENTE. RESUMIDAMENTE.

ESPELHO – ABÓBORA – BOTA – FEIJÃO – SAPO - MAÇÃ – PATO – SAPATINHO – TRANÇA –

5. TRABALHAR OS VALORES HUMANOS UNIVERSAIS COMO:

AMIZADE, HONESTIDADE, JUSTIÇA, RESPEITO E SOLIDARIEDADE.

LENDO E COMENTANDO A FRASE:

VIVER É TER A HUMILDADE DE SE EXPLICAR; A CAPACIDADE DE COMPREENDER, DE ACEITAR, A DIVERSIDADE, DE ESTABELECER LAÇOS COM OS OUTROS. É NÃO PERDER NUNCA A CAPACIDADE DE SONHAR.

FADAS E BRUXAS EXISTEM E ESTÃO DENTRO DE NÓS. ORA SOMOS UMA E ORA SOMOS OUTRA. SOMOS NÓS QUE AS ESCOLHEMOS E CONVOCAMOS .

6.APRESENTAÇÃO DO TEATRO:

DIAMANTES E LAGARTOS ( ENSAIADO ANTECIPADAMENTE PELOS ALUNOS ) TRABALHANDO SOLIDARIEDADE. RESPEITO.

7. DISTRIBUIÇÃO DE SAQUINHOS COM GOSTOSURAS AOS ALUNOS.

AVALIAÇÃO: SERÁ CONSIDERADO SATISFATÓRIO SE OS ALUNOS DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES PROPOSTAS COM ENTUSIASMO.

Obs. Professores confeccionam máscaras, trabalham a história do halloweem, pedem aos alunos para virem caracterizados, enfeitam a escola, distribuem doces.

AGRADEÇO AS MINHAS COLEGAS QUE ACOLHEM PRONTAMENTE TODA A IDÉIA QUE VENHA A SOMAR, PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO DE NOSSA ESCOLA BEM COMO NOSSOS ALUNOS QUE ATÉ BEM POCO TEMPO ATRÁS NÃO FAZIAM TAIS COMEMORAÇÕES E HOJE NOS COBRAM ESSE TIPO DE TRABALHO. TUDO QUE CRIAMOS AQUI É EM FUNÇÃO DA FELICIDADE DE NOSSO ALUNO.

Denise Paz
Enviado por Denise Paz em 27/10/2008
Reeditado em 29/10/2015
Código do texto: T1251567
Classificação de conteúdo: seguro