A VERDADE, A MENTIRA E A OMISSÃO

Quando mentimos à outra pessoa, mentimos a nós mesmos. Podemos enganar a nós mesmos?

Olá, queridos leitores!

Vocês devem estar se perguntando qual é a desse cara, não é? Nada pessoal, tá certo? E vou dizer por quê: na hora que você precisa desabafar, que não está conseguindo conter algum sentimento que está lhe fazendo mal, a melhor atitude de uma pessoa inteligente é: falar a Verdade. Não estou chamando ninguém aqui de mentiroso, apenas sabemos que em muitas situações, às vezes, é melhor a omissão. Trocando em miúdos: ficar calada!

Se, na hora que você está quase explodindo, sai uns palavrões... tudo bem, isso é normal! Sabe, como quando a gente dá uma topada em uma pedra, e sai gritando cobras e lagartos?!

Mas, num verdadeiro desabafo, aquele em que você pode contar com um “ouvido especial”, não adianta esconder os sentimentos, só para não ferir quem a ouve. É preciso “jogar limpo”, falar a verdade, expor o que se está sentindo.

Só dessa maneira o seu desabafo torna-se benéfico para você, caso contrário vai cair naquelas famosas “lágrimas de crocodilo”, onde nem a pessoa que a ouve - e o pior - nem mesmo você acredita no que está jogando para fora, ta na cara que é falso.

Na verdade, isso se chama querer um mimo, um colinho. E não colocar para alguém que se dispôs a escutá-la o que realmente está sentindo, o porque daquela dor no peito, daquela angústia. Seja franca, mesmo que for um desabafo solitário. Fale o que sente, o porque está sentindo. Aponte os motivos, “dê nome aos bois”. Quanto mais “clara você for, melhor será interpretada” e, assim procedendo, você não “enrola” a pessoa que está disposta a lhe ouvir. Por isso, seja bem didático, bem simples.

Afinal, pessoal, desabafar também é falar a verdade, por mais dura que seja, quando sai de dentro de nossos corações pode, inclusive, afetar outra(s) pessoa(s). Cabe aí, talvez, uma certa dose de “falar a verdade, de uma maneira harmônica, não hostil”, entenderam? É o velho jogo da cintura, o do “saber colocar bem as palavras”. Tem mais um detalhe importante: tem determinadas pessoas – e nesse caso somente você pode saber disso -, que não dão a mínima importância para seus sentimentos, mas mesmo assim, se você achar que “lhe faz bem”, então... vá em frente!

Se, mesmo assim, magoar alguém, peça desculpas e, novamente, fale o que realmente sente, sem rodeios, mas com serenidade. Fale e deixe que falem. Conversem, dialoguem. No caso de você não ter com quem desabafar, uma dica: faça como milhares de pessoas, escreva. Escreva aqui, no Recanto das Letras, faça um blog, nele você vai poder se expressar não somente na hora do desabafo, mas também quando tiver numa boa, ou quando quiser expor suas idéias, seus planos para a humanidade, seus ideais. Também pode escrever sobre livros, filmes, tv, indicar sites, filosofar, etc.

Abraços a todos e

Até a próxima!