EU QUERO SER INDEPENDENTE

Eu preciso sair da dependência financeira de meus pais, não me sinto bem recebendo aquela mesada, parece que sou um incapaz! Depois, já vi muitos colegas meus que têm seu próprio trabalho e, apesar de não ganharem muito, dá para se manterem razoavelmente. Claro que eu sei que somente com esse trabalho que eles têm, não daria para alugar um “apê”, nem para uma alimentação adequada. Mas .... mesmo assim, eu quero ter o meu próprio trabalho e tentar viver às minhas custas.

Olá galera: filhos e pais, pais e filhos!

Muito legal que você pense assim, jovem! É muito importante chegar a querer conduzir seu próprio destino, começando pela independência financeira. Existem, porém, algumas questões que precisam vir à tona: você estuda e, se estuda, quanto tempo você acha que pode deixar de lado os livros para fazer uma atividade diferente como um emprego, por exemplo?

Como já nos falou, você está ciente que, mesmo arrumando um bom trabalho os seus rendimentos como assalariado não seriam suficientes para viver às suas custas e, assim sendo, você poderia estar retardando o seu crescimento profissional futuro ao deixar de se dedicar, como antes, aos seus estudos. É preciso, nesse momento, muita calma e paciência.

Você se dá bem com seus pais? Vocês conversam bastante, entre si, sobre todos os assuntos? Se esse é o seu caso, não vejo obstáculos que não possam ser vencidos com a ajuda de todos, pais e filhos, família, enfim. Caso contrário, esses mesmos obstáculos podem tornar-se quase intransponíveis, daqueles que quando a gente tenta saltar, dá de cara com o paredão. Por quê? Porque não há base sólida suficiente para que você, sozinho, faça essa opção agora.

Provavelmente, você não se dará bem, e terá de “pagar um mico” a seus pais que quiseram lhe alertar antes, e você ”não tava nem aí”. Ou seja, você agiu de forma precipitada, a não levar em conta a experiência de vida deles, o que não é nada desprezível, se comparada a tantos conselhos furados de “amigos” que “sempre se dão bem”.

Pense dessa maneira: seus pais não são seus inimigos, não querem seu mal. Eles, também, já foram adolescentes e tiveram, senão os mesmos desejos, em muitas ocasiões de suas vidas tiveram que ceder, mesmo que temporariamente, a um ou mais desejos e ambições. Portanto, não é vergonha nenhuma ser mantido por eles, a não ser que seus pais não tenham condições de mantê-lo.

Aí, é outra história, e nesse novo contexto que se apresenta, nada mais justo do que você tentar ajudar na renda familiar, tirando, pelo menos das contas de casa, algumas de suas despesas do dia-a-dia. Olhe para a frente, para o seu futuro, imagine desta maneira: nesse momento vou me dedicar aos estudos, preparando-me para ser um excelente profissional. Sim, porque se você optar por um bom curso e concluí-lo com a capacitação para conquistar bons trabalhos, certamente os terá e, assim, conquistar, de fato, sua independência sonhada.

Se, no entanto, você optar por dividir seu tempo (ou que isso seja absolutamente necessário) entre estudo e trabalho, por razões diversas, tente executar essa missão de maneira inteligente, isto é, você terá que se desdobrar para conquistar o seu desejo, e isso vai requerer de você muita disciplina, tanto de horários, como de abnegação à sua rotina prazerosa das festinhas e encontros com a turma querida, mas acho que em se tendo vontade de conquistar algo é necessário o sacrifício de alguma coisa e, neste caso, o lazer fica para depois.

Haverá muito tempo para isso, tenha certeza. Mas não se prive de tudo, jamais! Divida bem seu tempo, cuide de sua saúde, tanto física quanto mental. Exercite-se, namore, viaje, encontre-se com seus amigos, só que agora de uma maneira mais regrada, sem aquelas baladas intermináveis e porres de deixá-lo de ressaca por dias. Por outro lado, não se pode estudar feito um louco, querendo aprender tudo em um dia apenas, tem que maneirar, vá só até o seu limite!

Algumas dicas estão aí, se estiver interessado .... é só dar uma treinadinha!