ALMANAQUE DO LINK (S. SMASH BROS)

Nota: o texto abaixo é inteiramente inspirado no universo da série Super Smash Bros., da Nintendo.

Almanaque do Link

As maiores curiosidades da historia do Heroi do Tempo

Introdução

Hyrule é terra de infinitos mistérios. A magia, a alquimia identifica a nação. O solo élfico é onde o inexplicável ganha teorias. O incogitável é posto em prática. O incompreensível torna-se senso comum. O medo impulsiona a coragem, a ingenuidade inspira a sabedoria, a debilidade é trocada pela força.

Esta plaga é marcada pela própria natureza. Esculpida pelo sofrimento segregacionista, seu habitante acostumou-se à vida difícil. Mal se pode conviver, já que a paz inter-racial é um sentimento próximo à utopia.

Somente o esporte representa a esperança de união. A controvertida pátria, com predileção óbvia por Link, enxerga em seu amado ídolo a fé harmônica. Como se espera que um guerrista da capital Hyrule Field reaja da mesma maneira que um guerrista de Termina, a província rebelde? E o que dizer da confraternização da sangrenta inimizade entre os povos zora e goron? O guerrismo explica. A coragem, o desprendimento. O que torna Link o personagem mais querido de Hyrule e da Nintendo não são vitórias e títulos. Tampouco armas medievais. Ser guerrista é mais do que apenas torcer. Acreditar, desafiar, superar os limites. Sonhar, criar a vida. É querer chegar à perfeição.

Mais um prélio de Link, mais uma confabulação da platéia. Uma simples visita à arena nestas condições pode revolucionar quaisquer conceitos pré-concebidos.

“Com moral e vibração

Uma guerra irei provocar

O sangue rival vou derramar

E o Herói do Tempo vai golear!

O Link não tem medo de ninguém

Provoca o desespero

Faz o inimigo pedir perdão

E a torcida delirar!

Arrasa, lidera, Sangue Guerreiro!”.

Cântico criado pela Sangue Guerreiro em 1989, comemorando o primeiro título nintendista.

“Hoje é festa

No castelo hyruleano

Onde vim comemorar

O sucesso do Mais Querido!

Link é minha felicidade, meu orgulho, minha paixão

A hora chegou, ê o, ê o

Não é mole não, não, não.

Ele vai ser campeão“.

Cântico criado pela Elfos do Tempo em 1998, no bi nacional contra o Captain Falcon.

“A Nintendo tem inúmeros personagens, mas apenas duas torcidas significativas: guerristas e anti-guerristas”.

Do jornalista hyruleano Milbur Nonhansen, “mais guerrista que a própria vida”, segundo o próprio.

“Ser Mario é o nintendismo clássico; ser Samus é o nintendismo charmoso. Mas ser Link é o nintendismo imponderável, explicável somente pelas forças ocultas”.

Luís Tufo Dendo.

“A Samuca, em Brinstar, arregaça, esculacha e mutila seus rivais. Era pra ser ela a maior de todos no panteão Hanafuda... não fosse aquele anão de jardim duma figa! Maldito seja! Nunca vi inseto tão encardido!”

Adam Phazon, editor do Diário de Zebes e mercenário assumido.

“Tu, ao contrário de outros hyruleanos, nasceste em plena senzala da impiedosa plaga hylian, que esculpe tão bem... a humildade, o heroísmo, a decência e a fidalguia. Que lhe caem divinamente, bravo guerreiro das massas”.

Alceu Dispor.

“Link impõe com sua espada o ritmo do aço (e peso), da lesma, da câmara... lenta do homem dentro do pesadelo. Ritmo líquido se infiltrando no adversário, grosso, de dentro, impondo-lhe o que ele deseja, mandando nele, apodrecendo-o. Ritmo morno, de andar na areia, de água doente, de alagados, entorpecendo e atando o mais irriquieto adversário”.

Dunha da Cunha

“Sou fanzaço do Link. Se eu não competisse, podem ter certeza de que eu seria mais um guerrista!”

Marth

“Conta mais vantagem que a própria vantagem. Cara chato!”.

Ganondorf Dragmire

“Bonitinho, mas metido. Fala demais!”.

Princesa Zelda

“Meus vizinhos zebesianos constituem apenas um antagonismo local, e, com todo o respeito, não possuem a mesma técnica e tradição do nosso querido elfinho!”.

Samus Aran

“Quando atacam, me defendo. Quando ataco... tenho quase pena!”.

O próprio Herói do Tempo, “modesto”.

Ladrão é freguês

Nos confrontos contra Ganondorf, Link mais ganhou do que perdeu.

O Rei dos Ladrões é o adversário que o Link enfrenta há mais tempo. Tudo começou em março de 86, com uma vitória ladra por 4x2. Mas posteriormente o Herói do Tempo tornou-se soberano, eliminando o favorito Ganon na semifinal do Hyruleano de 87, sagrando-se campeão depois. Link carrega também o maior tabu (13 jogos) e a maior goleada do confronto (8x0). Confira dados do clássico:

Link X Ganondorf

75 jogos

33 vitórias do Link

16 empates

27 vitórias do Ganondorf

253 nocautes do Link

234 nocautes do Ganondorf

Maiores placares:

Link 8x0 Ganondorf (Hyruleano, 13/04/1996)

Ganondorf 1x6 Link (Octogonal Gunpei Yokoi, 01/08/1997)

Ganondorf 6x1 Link (Hyruleano, 26/01/2003)

Link 5x0 Ganondorf (Nintendista, 30/09/2004)

Link 5x1 Ganondorf (Hyruleano, 14/08/2000)

Ganondorf 5x1 Link (Nintendista, 04/07/2007)

Maiores tabus:

Link: 13 lutas (10 vitórias, 3 empates)

Ganondorf: 9 lutas (8 vitórias, 1 empate)

Maior público:

100 213, Ganondorf 5x3 Link (Nintendista, 31/08/1990)

Menor público:

6 038, Link 3x3 Ganondorf (Hyruleano, 01/02/1988)

Insensato destino

Não tem jeito: Link tem em Zelda sua maior asa-negra

Caros guerristas, encaremos os fatos: o Herói do Tempo dá mesmo azar nos confrontos contra a Princesa Zelda. Campeonato Hyruleano, Nintendista, Torneios Nacionais ou Internacionais, amistosos, o que for. Ela tem as maiores goleadas do confronto (9x0 e 8x2), venceu a luta mais importante da história do clássico (final do Nintendista 2003) e tem um grande tabu de 16 lutas! Atualmente, não a vencemos no Nintendista desde maio de 2001, quando Link impôs 5x3.

Leia com lenços à mão:

Link X Zelda

71 jogos

15 vitórias do Link

15 empates

41 vitórias da Zelda

180 nocautes do Link

263 nocautes da Zelda

Maiores vitórias:

Zelda 9x0 Link (Nintendista, 09/05/1997)

Zelda 8x2 Link (Nintendista, 17/10/2002)

Link 0x6 Zelda (Hyruleano, 25/03/1991)

Zelda 6x1 Link (Centenário da Nintendo, 07/12/1989)

Link 7x3 Zelda (Hyruleano, 19/02/1989)

Zelda 1x4 Link (Hyruleano, 28/02/1987)

Maiores tabus:

Link: 5 lutas (3 vitórias, 2 empates)

Zelda: 16 lutas (12 vitórias, 4 empates)

Maior público:

97 887, Zelda 4x0 Link (Nintendista, 19/12/2003)

Menor público:

7 604, Zelda 2x3 Link (Nintendista, 11/06/1994)

Sua Majestade, o Clássico dos clássicos!

Link versus Samus é o maior confronto nintendista

Pode perguntar para qualquer um: não há torcedor guerrista que sinta mais sede de vitórias em uma partida que não seja contra a Caçadora de Recompensas. Claro, Ganondorf é um rival muito tradicional e Zelda é a terrível algoz que multiplica o valor de um triunfo, mas nada disso importa quando a história é contra Samus Aran.

É o confronto dos mais queridos, clássico do choque de cronologias, pródigas obras-primas nintendistas, loiros e de olhos azuis... E ainda há muito o que contar de uma história que, por duas vezes, já decidiu o Campeonato Nintendista (Samus campeã em 2002 e Link campeão em 2006) e a continuidade de três Ligas dos Campeôes Virtuais (Link tirou Samus das oitavas em 2005 e da semi em 2007; a Caçadora venceu nas quartas-de-final em 2003).

Aqui está o CLÁSSICO, para seu deleite:

Link X Samus

58 jogos

21 vitórias do Link

12 empates

25 vitórias da Samus

198 nocautes do Link

198 nocautes da Samus

Maiores vitórias:

Link 9x0 Samus (Nintendista, 13/03/1988)

Link 0x8 Samus (Amistoso, 09/01/1997)

Samus 7x1 Link (Nintendista, 13/09/1993)

Link 7x1 Samus (Nintendista, 04/05/1995)

Samus 0x4 Link (Amistoso, 12/12/1986)

Samus 4x0 Link (Copa Hanafuda, 15/05/2002)

Maiores tabus:

Link: 9 jogos (8 vitórias, 1 empate)

Samus: 12 jogos (9 vitórias, 3 empates)

Maior público:

155 230, Link 2x1 Samus (Nintendista, 14/11/2004)

Menor público:

10 730, Link 4x4 Samus (Amistoso, 10/11/1986)

5 jogos para lembrar...

História de lutas que foram memoráveis.

Link 3x1 Shiryu (Mundial, 2001)

No gratíssimo ano de 2001, em que o Herói do Tempo ganhou quase tudo – estadual, continental e global – este foi o embate para fechar a data com chave não de ouro, mas de um eterno diamante.

Era uma vez o dia 28 de dezembro. Link, após conquistar a sua primeira Liga Virtual, ganhava o direito de disputar a Copa Interpersonagens. Do outro lado estava Shiryu, Cavaleiro de Dragão, vencedor da Copa Real.

O Herói do Tempo desembarcara em território eslavo com um ponto contra: o favoritismo do adversário. Afinal, o Dragão havia sido campeão de maneira invicta (10 vitórias e 4 empates) e era também o atual bicampeão da Taça do Zodíaco.

A luta começa. Contrariando a lógica, Link inaugura o marcador, mas sofre o empate seguidamente. Conforme o tempo passava, o drama aumentava. Ambas as partes constatavam-se de uma excepcional tarefa, mas em nenhum momento a cautela foi parte integrante do clássico internacional. Foi então que Link novamente coloca-se à frente do placar. Shiryu, estarrecido, começa a atacar com todos os recursos, mas o hyruleano soube controlar o colérico rival; o terceiro nocaute foi apenas o último prego na tampa do caixão zodiacal. Final de luta em Yekaterinburgo. O mundo é guerrista.

Link 2x1 Samus (Nintendista, 2004)

Mais que uma simples vitória sobre a rival foi o sabor de tirá-la das semifinais do Campeonato Nintendista.

Link não vencia a rival de maneira contundente desde o remoto ano de 1997 – no período, houve um CLÁSSICO na Liga Virtual, pela fase quartas-de-final. Em solo hylian, vitória guerrista por 3x2, mas o jogo de volta foi de amargar: 2x5 para a grande inimiga, na Arena Brinstar.

Foi também o capítulo de lotação máxima da história do CLÁSSICO: nada menos que 155 230 torcedores foram ao Castelo de Hyrule – maior público também da história do estádio! – sendo que pelo menos 130 000 eram guerristas.

Durante aquela tensa semana – dizem que associados à Los Chozos haviam jurado torcedores do Link de morte após a luta de ida em Zebes – os jornais estampavam declarações de líderes de torcida para quem quisesse tomar conhecimento, fazendo com que o palco pré-jogo tomasse uma aura de Guerra Fria. Os verdadeiros envolvidos – Link e Samus – reservaram-se ao direito de permanecer calados, numa louvável manifestação de respeito mútuo.

Eis que chega o grande momento. O castelo hylian estava lindíssimo, repleto de torcedores com suas bandeiras, tambores e faixas, fazendo o que realmente lhes é conveniente – torcer.

Durante o páreo, que estava perfeitamente franco e sem favoritos, após o empate de 1x1 na partida de ida, a Caçadora de Recompensas abre o placar e silencia a massa guerrista. Recomeço de duelo, e Link, em desvantagem, mantém a serenidade, domina as ações e empata a perigosa partida. Com os combatentes igualmente exauridos, a maioria guerrista faz a diferença, e Link, empurrado por ela, sufoca Samus em suas defesas. A saraivada de golpes culmina com a virada do jogo, para delírio da nação guerrista.

Link 4x1 Mega Man (Liga Virtual, 2007)

Esta era válida pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões Virtuais. Tanto o Herói do Tempo quanto o Mega vinham de uma difícil classificação em seus grupos, com pouca diferença de pontos para com seus concorrentes. Uma semana antes, no Disposal Center, Link havia sofrido sua maior derrota na competição: 3x1, em que teve uma atuação falhamente defensiva. A vaga nas quartas, e conseqüentemente o sonho do Tri pareciam arruinados.

Então, eis que surge a mística hyruleana. Naquela semana, Mega Man teria de viajar à Hyrule, esta terra cheia de segredos e magias. E da grandiosa e fanática torcida guerrista.

Chega o grande dia. Com cerca de 95 000 hyruleanos no estádio, a partida começa tensa, com Link atacando muito e defendendo pouquíssimo. Afinal, era preciso vencer no mínimo por 2x0. Se sofresse algum nocaute, a responsabilidade aumentaria para 4x1, 5x2, 6x3, enfim por três nocautes de diferença. E não é que o Herói do Tempo leva o primeiro da partida? Tudo estava perdido em teoria. Mas na prática, Link honra seu apelido. Com o apoio da massa, vira a partida, logo faz o terceiro e restando apenas dois segundos para o final, vem o quarto nocaute. Fidelíssimo ao estilo hyruleano.

Link 4x3 Zero (Liga Virtual, 2002)

Link era o atual campeão da Liga dos Campeões e Zero, campeão em 1992, era um dos maiores ícones daquela competição, tendo inclusive goleado personagens tradicionais na fase final do torneio, sendo o Crash Bandicoot por 5x0, o Conker por 6x2 e o M. Bison por 5x1. O Herói do Tempo também não era flor que se cheirasse, mas havia eliminado seus rivais com maior dificuldade – haja visto a sofrida vitória sobre a Lara Croft em Hyrule por 3x2, pelas semifinais do certame.

E lá se foram – torcidas, imprensa e finalistas – para a cidade de Hanói. Muitos davam como favorito o robótico soldado da Capcom, já que seu ataque era amplamente portentoso em relação ao do nintendista. Entretanto, poderio bélico avantajado nunca foi sinônimo de vitória – principalmente no Vietnã – e, no que a partida se inicia, após pouco tempo, Link abre a contagem e Zero empata na seqüência, excitando tanto as organizadas como os vietnamitas presentes, vislumbrando em Link a repetição do episódio em que o exército de seu país subjugou a esquadra ianque. E foi no ritmo toma-lá-dá-cá que a batalha prosseguiu, até que o Herói do Tempo põe fim na angústia nitroglicerínica, para alívio da nação guerrista e também para uma saborosa nostalgia do povo do Vietnã. Pela primeira e única vez na história das grandes competições internacionais, um personagem é campeão por duas pátrias.

Link 2x0 Zelda (Hyruleano, 1996)

O campeonato estadual daquele ano continha mesmo cavalares doses de fortes emoções. Link, Zelda e Ganondorf, em cujos ombros pesa a exclusividade da disputa da taça, àquele ano já começavam a sentir o fortalecimento de personagens da periferia, como Agahnin, Sahasrahla, Nabooru, Ruto, entre outros.

Após a fase grupal, vêm as eliminatórias, e em plenas quartas-de-final, o Ganondorf já se encontrava eliminado pelo sacerdote Agahnin. Zelda, a atual campeã, deu fim ao torneio para a ladra gerudo Nabooru e Link derrotou a princesa zora Ruto. Nas tensas semifinais, Agahnin enfrentaria Sahasrahla, cuja sorumbática partida virou apenas papel de parede para o clássico entre Link e Zelda.

Respeitando-se a rotina daquele certame, não havia favorito. Na partida de ida, a Princesa do Destino, dona de uma campanha melhor, havia disparado uma eletrizante vitória por 5x4, deixando o Herói do Tempo em situação desconfortabilíssima: para ir à final, teria de vencer a volta por dois nocautes de diferença.

Na hora crucial, a favorita tomou uma estranha posição defensiva, afinal, se marcasse logo o primeiro, basicamente resolveria o duelo. Link, sem desanimar por algum momento que fosse, abriu a contagem e pouco após a metade da luta, deixa o segundo. Não havia necessidade de mais nada. Na seqüência, foi só erguer a taça contra um já claudicante Sahasrahla.

...e 5 para esquecer.

História de lutas emocionantes, mas que não tiveram final feliz.

Zelda 4x0 Link (Nintendista, 2003)

Pior que perder uma final de Campeonato Nacional é se ela for de goleada. E, para ficar ainda mais dramático, que tal se a derrota for causada pela maior algoz? Bem, este foi o jogo de maior público e também a luta mais importante da história do clássico. Acabou sendo uma das finais mais locupletantemente fáceis para um dos lados, também. Mas o fato é que ninguém acreditava que houvesse goleada, muito menos da Zelda, já que Link era o que praticava o melhor estilo até então. A luta de ida havia sido ótima, com empate de 2x2 que chegou a estar 2x0 para a Princesa do Destino. Um novo empate daria o título para o Herói do Tempo, dono de melhor campanha.

Naquela tarde-noite de dezembro, 97 887 hyruleanos estavam no estádio para acompanhar uma final que prometia ser acirradíssima. Mas após o soar do gongo, o que se viu foi uma cruel imperatriz atropelando um esverdeado bobo-da-corte. Logo veio o primeiro nocaute. Link tentou a reação, o segundo até demorou a sair, mas com ele logo vieram o terceiro, o quarto e por pouco não veio o quinto. Fim de jogo, Zelda bicampeã nintendista. Na final mais fácil da história.

Link 1x3 Rouge (ReCopa Eletrônica, 2003)

A ReCopa Eletrônica, a exemplo do Mundial, é torneio de luta única, mas de nível virtual, que confronta o campeão da Liga dos Campeões Virtuais (Link, em 2002) contra o vencedor da Copa Eletrônica, de menor importância. Rouge, a sanguinária morceguinha da Sega, havia vencido em 2002, e naquela final chegava como zebra contra o Herói do Tempo. Não que faltasse tradição à mamífera voadora, mas Link era o campeão do torneio mais pomposo.

A primeira luta seria no estádio do Casino Paradise. Com uma ótima apresentação guerrista. O triunfo por 4x3 quebrou uma série de 12 lutas sem bons resultados em solo seguista. Na semana seguinte, bastaria um mísero empate, ou até derrotas por 1x0, 2x1 e até 3x2, pelo critério de nocautes fora de casa. Começa a luta em Hyrule, e com a torcida (praticamente única) aos gritos de “é campeão!”, Rouge abre a contagem. Ainda estava favorável a Link que logo empata com uma belíssima sequência de golpes. Ninguém duvidava do título guerrista. Entretanto, quanto mais o Herói do Tempo atacava, mais Rouge se defendia, e marcou o segundo. Apesar do placar, se terminasse assim, o título ficaria em Hyrule. Mas Rouge, aproveitando-se de alguma displicência de Link, marca o terceiro, petrificando o Castelo de Hyrule. Link tentou a reação milagrosa. Mas não teve remédio. Assim como o Brasil na Copa do Mundo de 1950, o Link conheceu o seu Maracanazo.

Samus 5x2 Link (Liga Virtual, 2003)

O ano de 2003 foi mesmo duro de engolir. Link era o atual bicampeão da Liga Virtual, e era também o favorito para vencer mais aquela edição. Na fase quartas-de-final, o confronto da vez seria contra a grandiosa arqui-rival. O problema é que havia um tabu de 6 anos sem vitórias no CLÁSSICO. Naquela noite do jogo de ida, em Hyrule, a torcida, feito romaria religiosa, enchia o estádio de faixas como “vamos quebrar o tabu”, “basta!” e “não agüento mais!”. Na marra, em uma partida muito tensa, o Link conseguiu a tão-sonhada quebra da escrita: vitória por 3x2, comemorada como um título. A volta, em Brinstar, recebeu um bom público hyruleano. A Caçadora abre a contagem e logo coloca o segundo nocaute. Link não se rende e consegue empatar. Mas o contragolpe parou por aí. Tentando segurar o empate e ao mesmo tempo atacar, o Herói do Tempo não conseguiu nem uma coisa nem outra, sofrendo vários golpes em sequência. Fim de luta. O plano do Tri era triturado pela maior inimiga.

Link 1x2 Samus (Quadrangular da Lapônia, 2001)

O torneio em si, disputado na Lapônia finlandesa, não tinha nada de mais: com caráter amistoso, valeria uma soma financeira razoável. Recebeu personagens virtuais e reais, três deles nintendistas (Nana/Popo também marcaram presença).

Mas o fato é que o grande élan foi a presença de Link, muito popular na Europa oriental, gerando excelente arrecadação à patrocinadora da competição. Em teoria e prática, o ideal seria o Herói do Tempo terminar campeão.

No momento da final, Link estava lá, como “programado”; melhor ainda, o elfo ganharia o título vencendo a Samus Aran. O que mais o guerrista escandinavo poderia querer, vendo seu personagem de perto ganhando um campeonato, e ainda por cima em um CLÁSSICO? Na arena improvisada na base do Monte Haltia, o local mais alto da Finlândia, havia cerca de 75 000 guerristas e menos de 10 mercenários. Isso mesmo que você leu, basicamente a própria Hyrule em pleno Velho Mundo. Enfim, a luta tem início. Debaixo de uma temperatura de -7º Celsius, o estádio foi submetido a uma onda de calor quando Link marca o primeiro nocaute. Se terminasse assim, o jogo entraria no rol dos inesquecíveis! Todavia, inexplicavelmente, faltando menos da metade para o fim, a Caçadora empata e vira a partida.

Nem mesmo o frio nórdico é mais melancólico e petrificante.

Link 2x4 Ganondorf (Nintendista, 1996)

A luta refere-se à fase de pontos corridos da edição de 1996, que classificava os quatro primeiros à fase semifinal. O Link, mantendo ótima regularidade na competição, possuía alguma cotação para o título. O Herói do Tempo esteve em quarto lugar, no limite classificatório da fase mata-mata, quase que o certame inteiro. Na última rodada, um empate bastaria no clássico hyruleano diante do Ganondorf, que estava em quinto lugar e precisava da vitória. O titubeante Rei dos Ladrões, como prezava a imprensa, teria de fazer acrobacias para superar o sólido Link. No grande momento, o elfo de verde começou muito bem, mas Ganondorf em nenhum momento recuou. Em uma luta de ótimo nível técnico, o 2x2 estava de ótimo tamanho. Só que o placar acusou 3x2 em certo momento. “Link empata logo”, arriscou um infeliz repórter de rádio. Infelizmente, Ganondorf havia colocado o Herói do Tempo em um enigma tático indecifrável. O quarto nocaute ladrão foi apenas o xeque-mate mais que esperado. No fim das contas, o Rei dos Ladrões, que nunca esteve entre os quatro primeiros até então, acabou com o título nintendista daquele ano.

A Torcida Guerrista

O que seria de um personagem sem a sua torcida? Como e com quem seriam partilhados os grandes triunfos? Os títulos inesquecíveis? E nas horas tristes, nos momentos de dor, quem enxugaria as lágrimas, quem dividiria a amargura do fracasso? Sem contar que de onde partiria a pressão desmedida por resultados, independentemente do momento em que o ídolo vive?

Com vocês, a magistral nação guerrista, como se chamam os torcedores de Link, que exemplificam muito bem o real sentido da palavra passional.

Atualmente, os guerristas são calculados em torno de 6 milhões, ou aproximadamente 15% dos nintendistas cadastrados. Entretanto, este censo não é abrangente, já que a grande parte dos fãs da Nintendo não está oficializada no banco de dados da empresa. Portanto, os números terão caráter simplesmente subjetivo neste caso, mas ao menos se sabe que Link é o mais popular personagem nintendista.

Números oficiais (torcidas):

1º Link: 15% (6 milhões)

2º Samus Aran: 11,75% (4,7 milhões)

3º Mario: 10,2% (4,08 milhões)

4º Donkey Kong: 9,8% (3,92 milhões)

5º Ganondorf: 9,2% (3,68 milhões)

6º Zelda: 9% (3,6 milhões)

7º Peach 8,4% (3,36 milhões)

8º Kirby 8% (3,2 milhões)

9º Bowser 7,1% (2,84 milhões)

10º Ness 6,4% (2,56 milhões)

11º Mewtwo 3% (1,2 milhão)

12º Fox McCloud 1,15% (0,46 milhão)

Outros 1% (0,4 milhão)

Maiores facções organizadas:

Sociedade Recreativa Sangue Guerreiro

Fundação: 10/11/1986

Site: www.sangueguerreiro.org

Endereço: Estrada de Eldin, 92 – Hyrule Field (Hyrule)

Presidente: Louis Nonhansen (mandato até 12/2008)

Associados: 50 000

Mensalidade: HY$ 65,80

Grêmio Estudantil Deuses da Coragem

Fundação: 14/05/1991

Site: www.uninayru.hy/deusesdacoragem

Endereço: Rua Nova Esperança, s/n – Lanayru (Hyrule)

Presidente: Romil Cyprioz (mandato até 06/2010)

Associados: 31 000

Mensalidade: HY$ 50,00 (estudantes da UNINAYRU pagam 50%)

Torcida Organizada Elfos do Tempo

Fundação: 23/09/1999

Site: www.elfosdotempo.org

Endereço: Avenida da Lua Crescente, 335 – Termina (Hyrule)

Presidente: Jumio Gaak (mandato até 01/2009)

Associados: 27 000

Mensalidade: HY$ 51,90

República Guerrista

Fundação: 12/08/2000

Site: www.republicaguerrista.com.hy

Endereço: Ilha Windfall, s/n – Koholint (Hyrule)

Presidente: Matya Kipfer (mandato até 12/2012)

Associados: 20 000

Mensalidade: HY$ 42,70

Grêmio Esportivo e Recreativo dos Ocarinistas

Fundação: 21/02/2004

Site: www.ocarinistas.com.hy

Endereço: Rua da Integração Racial, 221 – Labrynna (Hyrule)

Presidente: Miro Pecy Coy (mandato até 06/2011)

Associados: 12 000

Mensalidade: HY$ 33,40

Torcida Organizada Instinto Vulpino

Fundação: 04/11/2005

Site: www.instintovulpino.org

Endereço: Travessa do Maestro, s/n – Faron (Hyrule)

Presidente: Seri Kayol (mandato até 12/2010)

Associados: 13 000

Mensalidade: HY$ 25,00

Sociedade Recreativa Filhos do Crepúsculo

Fundação: 29/03/2006

Site: www.filhosdocrepusculo.com.hy

Endereço: Avenida do Colosso, 447 – Deserto (Hyrule)

Presidente: Limia Alberich (mandato até 01/2010)

Associados: 9 000

Mensalidade: HY$ 20,00

Outras torcidas organizadas:

União Sangue Guerreiro de Praga (Praga, República Tcheca)

Sociedade Guerrista Suomen (Helsinki, Finlândia)

Nação Élfica Eslovena (Liubliana, Eslovênia)

Grupo Recreativo Corajosos de Bratislava (Bratislava, Eslováquia)

União Guerrista Servo-Croata (Zagreb, Croácia)

Grêmio da Integração Guerrista Eslavo-Hyruleana (Moscou, Rússia)

Heroístas do Tempo Região Magiar (Budapeste, Hungria)

União Sangue Guerreiro Dácia (Bucareste, Romênia)

Divisão Elfos do Tempo Escandinava (Estocolmo, Suécia)

Heroístas do Althing (Reykjavic, Islândia)

Guerristas Tártaros (Sófia, Bulgária)

Números do Link

Lutas

Total: 1597

Vitórias: 1029

Empates: 377

Derrotas: 191

Nocautes marcados: 5318

Nocautes sofridos: 3462

Saldo de nocautes: 1856

Primeira luta:

Mido 0x3 Link (Kokiri Forest, 25/02/1986)

Maior público:

155 230, Link 2x1 Samus (Hyrule Castle, 14/11/2004)

Menor publico:

71, Link 0x4 Kirby (Hyrule Castle, 19/09/2007)

Maiores vitórias:

Link 17x1 Mido (Hyruleano, 23/03/1988)

Link 13x1 Impa (Hyruleano, 16/04/1989)

Link 12x0 Donkey Kong (Nintendista, 14/06/1991)

Peter Pan/DNY 0x11 Link (Amistoso Internacional, 31/08/1993)

Xandir/CMC 0x11 Link (Amistoso Internacional, 17/12/2006)

Link 11x0 Dr. Mario (Nintendista, 23/12/2007)

Link 11x1 Pikachu (Nintendista, 01/05/1999)

Jigglypuff 0x10 Link (Nintendista, 12/06/1999)

Link 10x1 Pikachu (Nintendista, 29/09/2001)

Link 9x0 Samus (Nintendista, 13/03/1988)

Mr. Game & Watch 1x9 Link (Nintendista, 16/12/2007)

Link 8x0 Ganondorf (Hyruleano, 13/04/1996)

Link 8x0 Darunia (Hyruleano, 12/01/1998)

Maiores derrotas:

Zelda 9x0 Link (Nintendista, 09/05/1997)

Link 0x8 Samus (Amistoso Interestadual, 09/01/1997)

Zelda 8x2 Link (Nintendista, 17/10/2002)

Samus 7x1 Link (Nintendista, 13/09/1993)

Link 0x6 Zelda (Hyruleano, 25/03/1991)

Peach 6x0 Link (Amistoso Interestadual, 27/05/1987)

Zelda 6x1 Link (Centenário da Nintendo, 07/12/1989)

Ganondorf 6x1 Link (Hyruleano, 26/01/2003)

Títulos (principais):

Mundial Interpersonagens 2007

Final: Link 4x0 Shun/TOE

Mundial Interpersonagens 2001

Final: Link 3x1 Shiryu/TOE

Liga dos Campeões Virtuais 2007

Final: Link 2x1 Mitsurugi/NAM

Liga dos Campeões Virtuais 2002

Final: Link 4x3 Zero/CAP

Liga dos Campeões Virtuais 2001

Final: Link 3x0 Cervantes/NAM

ReCopa Eletrônica 2003

Final: Link 3x2 Sub-Zero/MID

Campeonato Nintendista 2006

Final: Link 2x0 Samus

Campeonato Nintendista 2004

Final: Link 4x3 Mewtwo

Campeonato Nintendista 1998

Final: Link 3x1 Captain Falcon

Campeonato Nintendista 1989

Final: Link 4x2 Donkey Kong

Copa Hanafuda 2000

Final: Link 2x1 Donkey Kong

Campeonato Hyruleano 2002

Final: Link 2x0 Kafei

Campeonato Hyruleano 2001

Final: Link 3x2 Ganondorf

Campeonato Hyruleano 1996

Final: Link 4x1 Sahasrahla

Campeonato Hyruleano 1991

Final: Link 3x0 Impa

Campeonato Hyruleano 1987

Final: Link 2x0 Zelda

Outros títulos:

Torneio Fusajiro Yamauchi/JAP 1987

Torneio Imperador Hiroíto/JAP 1987

Quadrangular de Osaka/JAP 1988

Triangular de Kyoto/JAP 1989

Taça Stalingrado/RUS 1992

Pentagonal de São Paulo/BRA 1995

Copa Terra Del Fuego/ARG 1999

Pentagonal Brasil 500 anos/BRA 2000

Triangular de Nova York/EUA 2001

Hexagonal de Barcelona/ESP 2003

Torneio de Chiapas/MEX 2003

Taça Queda da Bastilha/FRA 2005

Triangular de Casablanca/MAR 2005

Torneio Internacional de Roma/ITA 2006

Taça Montevideo/URU 2006

Posição no “Ranking Nintendo”:

1º Link – 228 pontos

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 29/09/2009
Código do texto: T1837946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.