A caranguejeira que sonhava ser astronauta


     Na gigantesca floresta amazônica berço de vidas diversas. Nasceu Estrela, junto de tantas outras aranhas suas irmãs e irmãos.
     Ela ao nascer olhou de imediato para o céu e pensou:
     - nasci no lugar errado!
     - Eu devia estar lá no céu.
     Os dias foram passando e a mãe de Estrela percebendo que a filha não era feliz como os outros filhos.
     Então decidiu atender aos desejos da filha, mesmo sabendo que o sonho de Estrela era quase impossível, mas resolveu ir até o fim para ver Estrela sorrir.
     A mãe olhou bem nos olhos de Estrela e falou:
      - Filha você sonha acordada em estar entre as estrelas lá no céu... né? Pois bem, irei com você lá onde os humanos preparam-se para visitar o espaço.
     Estrela ficou radiante!
     Finalmente estaria nem que fosse por pouco tempo entre as estrelas e assim foi feito.
     Viajaram em todo tipo de transporte possível e até  nas asas de pássaros terríveis, predadores de aranhas, mas pela felicidade da filha dona aranha faria tudo.
     Chegando a torre de lançamentos dona aranha deu um abraço bem apertado e um beijo em Estrela não esquecendo também das necessárias recomendações que apenas as mães sabem dar, mas a de Estrela foi além e falou:
      – Filha muitos não entenderiam o porquê de eu entrar nessa loucura com você, mas eu mais que ninguém sei não bastar apenas viver e sim viver feliz, pois sem felicidade nada é válido, por isso o meu pedido para você minha amada filha é:
     - Seja muito feliz faça valer a vida que recebeu de presente e se possível volte, mas se não puder voltar é só olhar para aquela estrela que estarei com você.
     Estrela com seus olhos brilhando de felicidade falou:
      – Mãezinha, já sou feliz, pois recebi o maior presente da vida que foi ter nascido sua filha e acredite voltarei, porém não para ficar, pois sei bem o meu lugar é junto das estrelas. Terminando de falar ela beijou dona aranha com muito amor e correu para dentro do foguete, preparando-se para tornar seu sonho realidade.      
     Ao entrar, Estrela olhou para aquelas pessoas com roupas estranhas e de imediato imaginou se usam tudo aquilo é porque também tenho que usar afinal vivemos no mesmo planeta e assim o fez procurou e achou uma roupa que estava aberta entrou e lá ficou e em alguns minutos já estava vendo um céu nunca antes visto por ela, viu também a Terra tão linda!
     E em seus sonhos no momento do desmaio viu olhos azuis olhando os seus e apagou.
     Quando acordou Estrela notou que agora conseguia respirar e era chamada de mascote pelos homens. Deste dia em diante Estrela tornou-se astronauta e quando não estava no espaço, morava em uma casa linda! Onde era cuidada com muito amor e em algumas noites de céu estrelado ela olha para uma estrela em especial e vê sua amada mãe a qual sabe viver feliz em liberdade na floresta.

 
AS ARANHAS CARANGUEJEIRAS
 
       As aranhas mais temidas pelo ser humano, devido ao seu grande porte, seu corpo recoberto de pêlos, sua aparência agressiva, mas é errôneo considerá-la esse monstro todo. A verdade é que o seu veneno não chega a ter grandes efeitos em um humano. 
     A defesa de algumas caranguejeiras são seus pêlos existentes no dorso do abdômen, os quais ela libera esfregando suas pernas traseira, que vão provocar irritações na pele e mucosas do seu possível predador. Não são agressivas, só picam se forem molestadas ou manuseadas de forma errada.
     As caranguejeiras são muito interessantes, possuem hábitos diferentes, como por exemplo, quando vão sofrer a troca de pele (ecdise). Primeiro elas tecem um lençol de teia e deitam-se de costas, e esperam até que comece a troca, primeiro sai o cefalotórax depois as pernas e a pele do abdômen (a pele do abdômen sempre sai como se estivesse vazio, pois contêm os intestinos, etc.               
     As caranguejeiras fazem faxina também no seu viveiro, limpam os resíduos, colocando-os nos cantos e às vezes tecem uma camada de teia em cima da superfície suja.
     Algumas caranguejeiras podem viver por 25 anos, o macho de caranguejeira tece outra teia que chamamos de teia espermática, onde ele vai depositar seu sêmen e coletar com os bulbos copuladores para o acasalamento.
     É normal a fêmea matar o macho, principalmente se ele for descuidado, a fêmea põe de 200 a 800 ovos, faz um casulo contendo os ovos e protege-os durante um tempo onde ajuda os filhotes, fazendo um orifício para que possam sair.
     No Brasil existem cerca de 300 espécies  diferentes, com formas e tamanhos variados.

Obs. Ao contrário do que muitos pensam as aranhas não são insetos.

     Juntamente com os
escorpiões, os carrapatos e os ácaros, as aranhas pertencem à classe Arachnida (aracnídeos), ao filo Arthropoda (artrópodes) (que inclui além dos aracnídeos, a classe dos insetos, dos crustáceos e outras) e subfilo Chelicerata (quelicerados).

Texto: Mara Roubert.

Bibliografia

Instituto Butantã. Aranhas e Escorpiões. Série Didática 4. São Paulo, SP s/d.
Ministério da Saúde/Fundação Nacional de Saúde. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. Brasília, 1998, 131p.il.