O COROINHA!

O coroinha

Coroinha era um menino de dez anos que morava em uma pequena cidade do interior. Ele ajudava o padre nas missas todos os domingos e por isso era chamado de coroinha.

Todo ano no mês de janeiro, depois das festas de reis começa o ritual. Ritual de guardar moedas em um pequeno cofre, um porquinho de barro.

O único objetivo é juntar suas economias para na época de São João comprar seus fogos.

Sempre bem disciplinado e leal ao seu porquinho, todos os dia o Coroinha depositava suas moedinhas, frutos de pequenos trabalhos prestados ou sobra do lanche da escola.

Como morava no interior distante da capital, todos os anos vinha ao pequeno município um vendedor de fogos, porem só passava um dia e depois das vendas iria embora, só retornava no outro ano.

Como disciplinado que é, Coroinha comprava quase toda sua economia que conseguira juntar de fogos. Quatro de cada espécie, em seguida dividia em quatro pacotes os fogos que acabara de adquirir e a cada dia soltava apenas um pacote por vez.

Na roça as festas de São João são muito animadas e toda garotada se junta para soltarem seus fogos perto da fogueira, porem o Coroinha só soltava aquela quantidade. Quando acabava ele não pegava outro pacote, dava desculpas que já tinha acabado e iria pra casa ou ficava vendo os outros coleguinhas soltando seus fogos, que acabava tudo numa só noite.

No outro dia toda garotada se juntava em sua porta só para ver-lo soltar seus fogos, pois sabiam que só ele tinha fogos, no povoado e mais ninguém.

Esse exemplo deve ser seguido por todos que querem ser bem sucedido na vida. Se doutrinar para gastar apenas um pouco e guardar sempre para o dia de amanhã.

Temos ai dois exemplos de disciplina. Um é sempre guardar para ter uma reserva de dinheiro. Outro é saber gastar o mesmo.

Coroinha desde pequeno que é assim, hoje pode se dizer que é um homem rico, pois tem um patrimônio considerado, adquirido da mesma forma, sempre guardando um pouco e sabendo gastar o que poupou.

Agora tenha muito cuidado ao soltarem fogos de artifício, solte fogos sempre na presença de um adulto e fogos recomendados para cada idade.

Escrito em 27 de junho de 2011, por Orlando Oliveira

ORLANDO S OLIVEIRA
Enviado por ORLANDO S OLIVEIRA em 27/06/2011
Reeditado em 27/06/2011
Código do texto: T3059921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.