Era Uma vez um Reino de Mentira - Ricardo Benevides e Leo Cunha

Editora Record

1ª edição: 2005

“Era uma vez um reino de mentira” traz duas histórias, mas de pais diferentes .

A primeira história é “O castelo e os reis”, e foi escrita por Ricardo Benevides A segunda, “A Dama Dourada e a Rainha Negra”, foi escrita por mim Leo Cunha.

Os dois contos caminham por trilhos paralelos: ambos falam de reinos e jogos, misturam elementos dos jogos e os reinados, de maneira sutil, sempre sugerida, nunca explícita.

O desafio de André Neves, ao fazer a ilustração, foi enorme. Criar dois universos separados, um para cada história e, ao mesmo tempo, recheou os desenhos com elementos que remetem de uma história à outra

Trecho:

Era uma vez um reino de mentira. Em vez de um rei, eram quatro, cada qual com sua rainha. Dois reis tinham faces rosadas. Dois reis tinham vestes escuras.

Ao lado das quatro rainhas ficavam, sempre atentos, quatro jovens valentes. Ao lado dos quatro reis, quatro nobres cavaleiros, munidos de um só dever: manter o reino em paz duradoura. Um era ás nas espadas, os demais, em outras armas.

Dizem que naquele reino nada de novo ocorria, pois cada mudança exigia aprovação dos quatro monarcas.

E assim a vida ia, assim vinha a vidinha, passando sem passar. Os dias se embaralhavam com as noites, a terra se embaralhava com o céu. Há quem jure que aquele reino só existia no papel

ERA UMA VEZ UM REINO DE MENTIRA

Leo Cunha e Ricardo Benevides - Editora Record

Trata-se de dois contos: O castelo e os reis, que traça um paralelo entre um reino e um jogo de futebol e A Dama Dourada e a Rainha Negra, que narra o encontro de uma carta de baralho e uma peça de xadrez. A obra é composta por duas histórias que tomam como pretexto elementos lúdicos dos jogos de baralho, xadrez e futebol. Dotada de muita inventividade que assegura o espaço da imaginação.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 12/01/2007
Reeditado em 12/01/2007
Código do texto: T344967