História de Õe - Luiz Raul Machado - Ilustrações Giselle Vargas

Deveria ser um dia como muitos outros. A gente acorda com o sol brilhando e vislumbra aquele mar azul que só tem fim lá no azul marinho do sem fim onde a vista não alcança. Seria um lindo dia.

Mas, de repente o mar grande foi crescendo, crescendo e se transformando em ondas gigantes. Eram as Tsunami. Elas atingiram a Indonésia eliminando do mapa muitas ilhas e alguns lugares de grande beleza às margens do Oceano Índico.

Hotéis ocupados por turistas de várias partes do mundo, casas, carros, gente, barcos, bichos bravos e domésticos, árvores centenárias tudo engolido pelas ondas enormes que a natureza não avisou que mandaria, para varrer aqueles povoados.

Poucos, muito poucos tiveram tempo de correr e se abrigar em lugares seguros. Ficaram para ajudar a resgatar feridos e perdidos. Sobreviveram para contar o triste acontecido.

E foi assim, num recorte de jornal, que Luiz Raul Machado conheceu a história de um bebê hipopótamo. Ele foi separado de seu bando no rio Sabaki, que deságua no Oceano Índico, onde também perdeu sua mãe. Sozinho no mundo se sentia triste e traumatizado.

A sensibilidade do contador de estória que conversa com as crianças como se elas fossem “gente grande” despertou no autor a comichão de narrar a história desse bebê especial. Afinal, não era um bebê qualquer. Era um hipopótamo de somente um aninho de vida, precisando dos cuidados da mãe e dos parentes. Tinha que ser educado para conviver no mundo dos bichos diferentes. Aprender seus costumes, atacar e se defender que a natureza é assim. E agora? Era órfão. Precisava urgente de uma nova família. E aí...

Luiz Raul diz: “há muito tempo eu queria escrever alguma coisa sobre adoção, por todos os motivos, alguns bem dentro do coração. Minha irmã, que me fornece recortes de jornais sobre assuntos de meu interesse – principalmente bichos – me trouxe, logo depois do Tsunami de 2004/2005, a notícia que fez nascer o Õe”.

O livro História de Õe (Editora Dimensão) nos mostra como a vida pode superar tragédias, como a natureza se refaz a cada dia, como é bom termos amigos e fazer amigos, mesmo que sejam completamente diferentes de nós. É uma pequena grande história de amor: adoções e corações.

Dê a História de Õe de presente para uma criança. Ela ficará feliz.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 27/02/2007
Código do texto: T395718