* Reflitamos sobre algumas opções semânticas da palavra pegar”.
(É a segunda vez que brinco com essa palavra)
 
Na hora de dar uma bronca, é fundamental pegar leve, ou seja, evitar o tom rude que humilha e abate.
Os patrões precisam evitar pegar no pé dos funcionários.
 
Quando alguém perde a paciência e solta a língua, costumamos dizer que a pessoa, de repente, ficou furiosa e pegou ar.
Funciona como se o indivíduo interferisse no ritmo normal da respiração e roubasse todo o oxigênio durante o ato de inspirar.
Vale a pena, nessa hora, oferecer um copo de água.
Não hesite, corra rápido para pegar!
 
Eu não deixo de sonhar em pegar a vizinha pensativa.
Os jovens adoram o pega-pega do portão.
Hoje o rapaz jamais pega na mão da garota.
O casal, muito diferente das épocas tradicionais, demora pouco tempo no portão e logo parte para as camas (da própria casa ou dos motéis).
Às vezes os afobadinhos esquecem de pegar a camisinha.
Surge, então, a forte possibilidade da gravidez.
No passado diriam os nossos avós que a moça pode pegar barriga.
 
Há apelidos que pegam, outros não.
Comigo tentaram outrora, porém nenhum deles pegou.
 
As manias também pegam ou não.
Músicas, frases, propagandas necessitam cair no gosto popular.
Só ocorre o sucesso se a onda pegar.
 
Infelizmente eu constato que a tola vaidade faz precipitados escritores desejarem pegar tudo que escrevem e divulgarem.
Já recebi convites, contudo evito deixar a presunção me pegar.
Imagino que, no instante certo, quando a maturidade literária realmente acontecer e eu pegar jeito para a coisa, talvez o meu primeiro livro ganhe vida.
 
Formando versos as metáforas pegam a alma do poeta.
Existem as rimas, a melodia, a mensagem, elementos que necessitam combinar, mas não podemos esquecer a gentil inspiração comandando a “brincadeira”.
Mergulhando fundo, no ato de criar, noto que a poesia pega o coração e consegue pegar o sentimento o qual sintoniza com o Alto, pegando as vias fascinantes da beleza infinita.
 
* Se você leu, não pegou no sono, que tal pegar o telefone e indicar?
 
Saiba que minha estima não pega atalhos nem sofre desvios, segue firme como uma estrada comprida, bastante agradável, florida, pois a nossa amizade já pegou.
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 08/07/2014
Reeditado em 08/07/2014
Código do texto: T4873855
Classificação de conteúdo: seguro