Você Conhece João? - (O nome João, na fauna e flora do Brasil)

VEGETAIS:

João-Correia: denominação paulista de certa árvore tortuosa.

João-da-Costa: (apocinácea, echis tes peltata) também chamada capa-homem e paina-de-penas. Apocinácea são árvores, arbustos, ervas e principalmente lianas, quase sempre leitosas, de folhas simples, ger. opostas, flores hermafroditas, frequentemente vistosas, e frutos diversos, com sementes achatadas, Nativas de regiões tropicais, poucas de áreas temperadas, muitas são cultivadas como ornamentais, p.ex. a espirradeira, para produção de drogas medicinais, para extração de madeiras, borracha, tinturas, fibras, e poucas pelos frutos, como a mangabeira.

João-Gomes: (portulacácea, talinum patens), também conhecida por maria-gomes e mariangombe. São pequenas árvores, arbustos e ervas, frequentemente suculentas, com folhas opostas ou em espiral, flores ger. hermafroditas, solitárias ou em inflorescências, freq. em capítulos, e frutos capsulares, raramente indeiscentes. De distribuição cosmopolita, algumas são comestíveis, esp. as do gên. Portulaca, e várias são cultivadas em vasos e canteiros, como as flores chamadas de “onze horas”.

João-mole: (nigtaginácea, pisonia tomentosa), árvore, e flor de São João.

ANIMAIS:

João-barbudo: (buconídeo, malacoptila striata), joão-doido: ave (em alguns lugares do leste do Brasil o chamam de João-botina, apodo que indica o formato de ninho feito com gravetos, do qual este autor observou por inúmeras vezes.

João-de-Barro: (fumarius-furnarídeos), ave - também chamada de amassa-barro, pedreiro, oleiro, forneiroe João-barreiro.

João-bobo: (buconídeo, nystalus chacuru), ave também conhecida por fevereiro, dormião, joão-tolo, colhereiro, capitão-de-bigode, jucuru, paulo-pires, pedreiro, tamatiá, alegrinho e sucuru.

João-caçador: himenóptero do gênero pépsis. Grande ordem de insetos. A palavra hymenoptera, origem de himenópteros, significa de asas membranosas; as vespas, as abelhas e as formigas pertencem a essa ordem.

João-congo ou jocongo: (icterídeo, cacicus haemorrhous), ave.

João-mede-léguas: ave, também conhecida por curiango.

João-ronguinho: (icterídeo, cacicus cela), ave conhecida por xexéu, em Goiás

João-corta-pau: (carrimulgídeo, caprimulgue rufus), ave.

João-de-barro: (dendrocolaptídeo, furnarius rufus), ave também chamada forneiro.

João-de-cristo: (tordus poliocephalus), vulgarmente conhecido em São Paulo por teque-teque. Turdus (ou tordus) é um género de aves da família Turdidae, que engloba 66 espécies de melros, tordos, caraxués e sabiás de médio e grande porte, caracterizados pelas suas cabeças arredondadas e longas asas pontiagudas, e por geralmente possuirem um canto melodioso.

João-de-pau: (dendrocolaptídeo, phacelodomus rufifrons), ave.

João-doido: (buconídeo, monasa morpheus), ave também conhecida por juiz-do-mato.

João-do-mato: (buconídeo, notharcus Swainson), ave.

João-Pinto: (icterus jamacali croconotus), ave, também conhecida por corrupião.

João-Porca: (lochmias nematura, da família dos furnarídeos), ave; a qual gosta de se alimentar de dejetos de chiqueiros, ganhando apodos como presidente-da-porcaria, capitão-das-porcarias e joão-suriri.

João-grande: (ardeídeo, árdea sacoi), ave, cujo nome é aplicado às pessoas altas.

João-guruçu: certo peixe marinho.

João-magro: bicho-de-pau, inseto também conhecido por gafanhoto-de-jurema e gafanhoto-de-marmeleiro.

João-paraná: certo passarinho assim vulgarmente chamado em São Paulo.

João-pinto: (icterídeo, xhanthornus jacamai), ave também chamada corrupião e sofrê.

João-teneném: (dendrocolaptídeo, synallaxis Spixi), ave também chamada bentererê, pixororê, joão-penenê e joão-tiriri.

João-torresmo: o mesmo que pão-de-galinha, denominação vulgar da larva de certos besouros.

João-velho: (picídeo, celeus flavescen); ave (pica-pau de cabeça amarela).

JOÃO-DEITADO: O mesmo que cobu, nome vulgar em Minas Gerais, de um biscoito de fubá, assado sobre pedaços de folhas de bananeira. (N.A.).

JOÃO-GALAMARTE: (também jangalamarte e jangalamaste), denominações pernambucanas de brinquedo infantil chamado burrica.

N.A.: adendos e fontes

1. A mãe deste autor era mineira de Curvelo e uma quitandeira de mão cheia; habilidade herdada da minha avó Biluca, também mineira, de Juiz de Fora. Pois bem; minha mãe fazia os tais biscoitos de fubá, listado acima como “João Deitado”; porém minha mãe e minha avó os chamavam de “pau-a-pique”!

2. Além de corresponder a João-ninguém, isto é, homem sem importância social, a expressão João-Fernandes é também aplicada a uma dança sertaneja; o conhecido fandango.

3. Ver: www.jangadabrasil.com.br/marco/al70300a.htm

4. Ver: http://www.pt.wikipedia.org

Tio Babá e indeterminado
Enviado por Tio Babá em 02/06/2016
Reeditado em 14/06/2016
Código do texto: T5655174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.