As Peripécias da Ester

Ester resolveu que faria um passo ou repassa com os seus colegas do 5º ano e determinou que o tema fosse “corpo humano”. Segundo ela quem não acertasse levaria tortas na cara e a equipe que fizesse menos pontos pagaria uma prenda que ela mesma se encarregaria de inventar.

A primeira pergunta foi dirigida a Karine, que respondeu com muito esmero:

_ O sistema genital é responsável pelo processo reprodução. E esse sistema é diferente nas mulheres e nos homens.

_ As células reprodutoras masculinas são os espermatozoides _ acrescentou Victor_ e as femininas são os óvulos. Essa produção das células começa na puberdade.

Ester pergunta:

_ Quais sãos os órgão do sistema genital masculino e feminino?

_ Nas meninas os ovários, tuba uterina, útero e vagina. _ Respondeu Raissa_ Nos meninos testículos, próstata, uretra e pênis.

E a brincadeira continuou por bastante tempo sem que ninguém levasse uma torna na cara. E isso estava entristecendo Ester que resolveu complicar um pouco o assunto.

_ Quando o ovo formado dentro da mulher se fixa no útero a mulher está grávida, está se formando um novo ser humano. _ respondeu Luidi _ esse é o período da gestação que dura cerca de 270 dias, ou seja, 9 meses.

_ Essa é fácil! O sistema nervoso é formado por: encéfalo, medula espinhal e nervos. _ respondeu Victor _ E dentro do encéfalo está o cérebro, cerebelo, hipotálamo e bulbo.

_ o cérebro é o centro da inteligência, o hipotálamo transmite as nossas emoções, cerebelo coordena nossos movimentos e postura, e o bulbo as funções vitais. _ disse Karine.

_ No nosso corpo existem muitas glândulas. _ continuou Ester _ ovários e testículos produz os hormônios sexuais; tireoide regula o crescimento e controla o sistema nervoso; pâncreas regula a quantidade de glicose no sangue; suprarrenal responsável pela adrenalina (alerta de perigo e medo); e a hipófise controla todas as outras glândulas. E chega dessa brincadeira sem graça, todos acertaram todas as perguntas e ninguém saiu sujo dessa porcaria de brincadeira.

E então, Luidi lança uma torta em Ester, e começa a guerra de tortas para felicidade de Ester.

Rose Glécia
Enviado por Rose Glécia em 17/06/2016
Código do texto: T5669717
Classificação de conteúdo: seguro