Turma da Balela em Doenças causadas por microrganismos

Era uma tarde normal, estavam todos reunidos na praça do mercado, para andar de bicicleta.

Mas, Werequy que sempre era o primeiro a chegar, estava atrasado há mais de 15 minutos e ninguém sabia o porquê:

-Uaú, uaú, uaú! – latiu Maclene depois que um cachorro velho e surjo se aproximou.

Karina assustada perguntou:

- O que aconteceu com Maclene? Será que aquele cachorro o mordeu?

- Ele mordeu mesmo o Maclene! – disse Juliano – Precisamos leva-lo ao posto de saúde. Aquele cachorro fedido pode está com o vírus da raiva e ter transmitindo para o Maclene.

Todos foram ao posto de saúde com o Maclene, para que ele pudesse tomar o medicamento apropriado, antes que os sintomas: dificuldade de engolir e respirar, dor de cabeça e desconforto forte em relação a luz, começasse a surgir.

-Werequy, o que você está fazendo aqui? – Perguntou Micael assustado – Estávamos lhe esperando, na praça até agora!

-Eu fui infectado pelo vírus da Chikungunya – Explicou-se Werequy – E por isso não pude ir andar de bicicleta, hoje! Maikon onde você vai?

- Vou até aquele quarto visitar a minha prima, que foi infectada por uma bactéria.

- Ela está com cólera! – interrompeu Maria Eugênia – Pois ela me disse que está com diarreia e vômitos!

- Meu Deus! – Exclamou Raissa – Minha vizinha também contraiu uma doença causada por uma bactéria “a febre maculosa” ela está com febre, dores nos músculos, dores de cabeça, calafrios, desânimo, rupções na pele, congestão das conjuntivas, hemorragia e necrose.

-Ainda bem que as doenças causadas por bactérias, são curadas com antibióticos – exclamou Karina. Piores são as doenças causadas por protozoários.

Ester disse:

-Minha tia viajou à Amazônia, e precisou tomar uma vacina antes, para não contrair a malária.

- Os protozoários são mesmos perigosos, a irmã da minha vizinha morreu devido a uma doença de chagas. - ressalvou Juliano – Ela é contraída através das fezes do barbeiro.

Nesse momento entra a enfermeira Najá na sala de espera, e fala:

- Bom crianças, o cachorrinho de vocês já está liberado! E lembrem se que a vacina é uma das formas mais eficientes de prevenir as doenças causadas por vírus e bactérias. Mas em alguns casos usamos o soro que contém anticorpos. Tchau, crianças!

- Tchau Nadja! – respondeu em coro- Obrigado!

Rose Glécia
Enviado por Rose Glécia em 15/07/2016
Reeditado em 16/07/2016
Código do texto: T5699099
Classificação de conteúdo: seguro