Porteira
 
A uma porteira na vida de um caboclo que nunca sai de seus pensamentos, pois nela entra todos os dias um lindo poema de seus sonhos verdadeiro, sonhos de um caboclo que deixa a sua terra para morar na cidade grande, em busca da felicidade trabalhando de sol a sol esperando para um dia  voltar. O tempo vai passando na cidade grande distante da simplicidade de seus pais, assim bate a saudade chorosa pela lembrança aonde montava o seu cavalo, suava, bebia água na fonte e corria entre os pastos atrás do gado de seu pai, é assim que vivem todos aqueles que sobrevivem muito longe da terra natal. A saudade aperta o seu coração e por sorte um dia ele volta para seu rincão, alegria lhe salta os olhos ao ver os campos tão verdes e frutas cítricas no pé então ele passa pela porteira olha o mata-burro no chão e respira bem fundo, nessa hora o caboclo segura suas lagrimas e sente feliz ao voltar à vida de peão. Ao anoitecer desponta a lua cheia e no balanço de sua rede reflete o seu sonho, e despenca a chorar, pois o sonho deste caboclo naquele momento pode lhe dar, o espetáculo da natureza e uma sensação de paz de espírito de um sonho realizado, tendo o orgulho de sua roça neste sertão bravio voltou para a sua terra amada feliz.