MAIS UM NA MULTIDÃO

MAIS UM NA MULTIDÃO

(Erasmo Carlos, Marisa Monte e Carlinhos Brown)

Guarde segredos que te quero

E conte só os seus pra mim

Faça de mim o seu brinquedo

Você é meu enredo, vem pra cá

Te quero

Te espero

Não vai passar

O amor não tarda, está

Você pensa em mim

Eu penso em você

Eu tento dormir

Você tenta esquecer

Longe do seu ninho eu andar caminho

Deixo onde passo meus pés no chão

Sou mais um na multidão

O mar no sol, no leito, no lar

Que nem um rio pode apagar

O amor é fogo e ferve queimado

Estou ferido agora e sigo te amando

Você pode acreditar

A mesma carta, o mesmo verbo

Em sonho, só viver pra ti

Quem tem a chave do mistério

Não teme tanto medo de amar

Me cego

Te enxergo

Não vai passar

O amor não tarda, está

Te quero

Te espero

Não vai passar

O amor não tarda, está

Você pensa em mim

Eu penso em você

Eu tento dormir

Você tenta esquecer

Longe do seu ninho meu andar caminho

Deixo o óbvio e faço os meus pés no chão

Sou mais um na multidão

Sou mais um na multidão (multidão)

Sou mais um na multidão (na multidão)

Sou mais um na multidão (na multidão)

Sou mais um na multidão

Sou mais um na multidão

Obrigada

Fonte: Musixmatch

Compositores: Erasmo Carlos / Carlinhos Brown /

ANÁLISE FILOSÓFICA DA MÚSICA

A música "Mais Um na Multidão" de Erasmo Carlos e Marisa Monte aborda temas existenciais e sociais, expressando uma reflexão profunda sobre a identidade e o pertencimento na sociedade contemporânea. Uma análise filosófica dessa música pode considerar várias perspectivas:

1. Existencialismo:

A letra da música pode ser vista sob a ótica do existencialismo, uma corrente filosófica que enfatiza a liberdade individual, a responsabilidade e a busca por significado em um mundo aparentemente indiferente. A repetição da ideia de ser "mais um na multidão" sugere uma sensação de anonimato e a dificuldade de se destacar em uma sociedade de massas. Esse sentimento pode estar relacionado com a crise existencial, onde o indivíduo questiona seu propósito e autenticidade em um mundo onde muitos parecem ser apenas mais um.

2. Alienação:

A sensação de ser apenas mais um na multidão também pode ser interpretada através da teoria da alienação de Karl Marx, que descreve como os trabalhadores se sentem desumanizados e desconectados do produto de seu trabalho e da sociedade como um todo. A música pode estar criticando a forma como a modernidade e o capitalismo contribuem para a perda da individualidade e a sensação de desconexão social.

3. Sociologia do Cotidiano:

Sob a perspectiva da sociologia do cotidiano, a música reflete sobre a banalidade e a rotina da vida urbana moderna. As experiências individuais se diluem na multidão, levando a um sentimento de anonimato e invisibilidade. Esse aspecto pode ser explorado através dos trabalhos de sociólogos como Erving Goffman, que estudou a dramaturgia da vida cotidiana e como os indivíduos representam papéis em suas interações diárias.

4. Psicologia Social:

A letra também pode ser analisada sob o ponto de vista da psicologia social, especialmente em termos de identidade social e a necessidade de pertencimento. A música revela o conflito entre a necessidade de se sentir parte de um grupo (a multidão) e a busca pela identidade única e individual. Essa tensão é central na psicologia social, que estuda como as identidades individuais são influenciadas e moldadas pelo contexto social.

5. Humanismo:

Finalmente, de um ponto de vista humanista, a música pode ser vista como um chamado à autenticidade e à valorização do ser humano em sua singularidade. O humanismo enfatiza a dignidade e o valor de cada indivíduo, promovendo a ideia de que cada pessoa deve ser reconhecida e respeitada em sua individualidade, ao invés de ser reduzida a apenas mais um na massa.

Conclusão:

"Mais Um na Multidão" oferece uma rica tapeçaria para reflexão filosófica, abordando a luta pela identidade e significado em um mundo que muitas vezes parece impessoal e indiferente. A música convida os ouvintes a considerarem sua própria posição na sociedade e a refletirem sobre a tensão entre a conformidade e a individualidade. Em última análise, ela sugere uma busca por autenticidade e conexão verdadeira em meio à vasta e muitas vezes desumanizadora experiência da vida moderna.

Tião Neiva

Erasmo Carlos e Marisa Monte e Carlinhos Brown
Enviado por TIÃO NEIVA em 15/05/2024
Código do texto: T8063688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.