O "Menas" Exéste?

É óbvio que tu, caríssimo glossófilo, discorrerá, ao menos em pensamento, sobre o título acima e, ao final, me dirá um sonoro "Não!"

Peço-te, porém, que me seja dado um espaço para explicar e tentar te converter.

Lembremos a Classe Gramatical da palavra Menos: Trata-se de um Advérbio, uma classe Invariável. Mas o que isso significa mesmo? Oh!, sim, significa que a palavra não irá mudar suas desinências, tanto por mudanças de Número, singular/plural, quanto pelas de Gênero, masculino/feminino.

Porém, antes de continuarmos, querido amigo Amante das Letras, mostrar-te-ei duas pequenas frases deveras interessantes para a Lógica que te apresentarei em breve:

"Aquela garota é 'linda'!"

e

"A 'linda' me mandou um beijo."

Observes a palavra Linda. Trata-se de um adjetivo, não? Porém, qual o nome que se dá às palavras que possuem um artigo antes delas? Não é substantivo?

Vejo que chegaste a um impasse, querido amigo. Como pode a palavra Linda, um Adjetivo, transformar-se em Substantivo? A resposta é simples:

"Linda permanece como um adjetivo tanto na primeira quanto na segunda frase. O que muda é a 'substantivação' da mesma no segundo excerto."

Suponho eu que estejas a pensar no que isso influencia a proposta inicial. Vejamos isso agora:

Há menos pessoas hoje do que houve ontem. 'Correto'

Há menas pessoas hoje do que houve ontem. 'Errado'

Mas lembra-te da Substantivação do Adjetivo referida acima. Isso não poderia ocorrer em outros casos? Não poderia ser feita uma Adjetivação do Advérbio?

Creio que já tenhas entendido onde quero chegar. Mas uma explicação nunca é demais, não é?

O Menos, quando utilizado como na primeira frase, caracteriza a intensidade, ou a quantidade, de pessoas no recinto. Ora, qual a Classe Gramatical conhecida por Caracterizar? E essa classe não permite Variação de Gênero?

Portanto, toda a vez que voltares a ler, ou escutar, um 'menas', não pense nele como um Erro de Gramática mas, sim, como um Advérbio Adjetivado!