(Republicação) As abreviaturas de nosso "internetês" são meras e grosseiras cópias...

Quem, como nos, viveu os bons tempos de recursos de comunicação do tipo CARTAS e TELEGRAMAS, e que, hoje em dia, vê o uso de determinadas abreviaturas (algumas até risíveis - vide último parágrafo abaixo) nas mensagens de whatsapp e assemelhados, sabe que o uso dessas abreviaturas pelo internetês não passa de forma grosseira de imitação daquilo que, outrora, era o padrão oficial usado na linguagem de mensagens de telegramas.

Nestes, eram triviais mensagens que antecediam, por exemplo, uma viagem, como neste exemplo :

"Viajo ahi hj noite ptvg aguarde rodoviaria" ("rodoviaria" grafado sem acento mesmo. Mais adiante explicado).

"Traduzindo" para a linguagem "normal", essa mensagem informava :

"Viajo para aí hoje à noite; aguarde na rodoviária".

Observe que, na linguagem-padrão de telegramas,

tínhamos que observar :

a) Não se usavam acentos nas palavras;

b) Não se usavam (assim como acontece nas siglas) preposições entre as palavras.

c) A maior parte das palavras era abreviada;

d) Para substituir o acento e indicar que a palavra era oxítona (sílaba tônica na última sílaba da palavra), usava-se o recurso de ACRESCENTAR UM "r" NO FINAL DA PALAVRA (exs.: acarajeh, abarah, doarah...etc). A exceção era a palavra "aí" que, ao invés de se grafar "AIH", escrevia-se "AHI".

Voltando ao internetês, há, no momento, criação de algumas abreviaturas que chegam a ser risíveis, por total falta de justificativa. É o que ocorre, por exemplo, na abreviatura "inventada" para a palavra TAMBÉM : TB (DUAS LETRAS MAIÚSCULAS).

Ao que nos consta, as abreviaturas só podem usar LETRAS MINÚSCULAS. As maiúsculas são para uso exclusivo em siglas, como por exemplo : OEA, ONU, SESI...etc.

Portanto, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO ATRIBUIR-SE A "ABREVIATURA" TB para representar a palavra TAMBÉM.

Pense nisso antes de usá-la em suas mensagens whatsapp.

E como deveria ser ? Assim : tb, em minúsculo.

SIMPLES ASSIM...

pedralis
Enviado por pedralis em 06/12/2019
Código do texto: T6812032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.