A TERAPIA DO ABRAÇO

Prólogo

Existem situações em que as palavras não dizem nem explicam, mas o olhar expressa e o carinho de um abraço confirma uma necessidade de apoio, um pedido de perdão e/ou uma demonstração de afetuosa gratidão. – (Nota deste Autor).

O ABRAÇO CONTÉM BENEFÍCIOS IMENSURÁVEIS

Já faz algum tempo que, em Campina Grande, PB, na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio das Damas, um grupo de jovens, rapazes e moças, com os rostos pintados, abraçavam as pessoas desconhecidas indiscriminadamente.

A pintura de palhaço nos rostos parecia dizer: "Você não me conhece, mas eu quero lhe abraçar porque preciso de sua energia como bálsamo para minha dor".

Eu observava sério, amargurado e infeliz toda aquela agitação. Naquela ocasião uma jovem desconhecida se aproximou de mim, ganhei um abraço, e me senti ótimo porque eu estava mal-humorado, sem rumo, e isso acontece, de vez em quando, com todo ser humano.

A CAUSA DO MEU MAL-HUMOR

Eu havia sido obrigado a requerer o adiamento de uma audiência por culpa de um meu jurisdicionado inconsequente. Mal-humorado e triste eu fui curado pelo abraço de uma das jovens desconhecidas.

Chegando em casa, ao ser recebido pelo meu cachorro Hulk, como sempre ele fazia, ajoelhei-me diante dele e o abracei demoradamente. De sua garganta ouvi um gruído como se ele dissesse: “Obrigado meu pai! Você me ama e me abraçou iluminando o meu dia.”.

O grupo de jovens sumiu. Ainda hoje, quando passo pela praça da Bandeira, procuro pelos jovens mascarados para lhes dar o meu testemunho pela minha cura. Nunca mais os vi.

Desde o momento daquele afetuoso carinho eu passei a valorizar A TERAPIA DO ABRAÇO. Essa demonstração sincera de amor e gratidão, por todos os seres vivos, por mim é muito valorizada.

CONCLUSÃO

Em tempos pós-pandemia, a falta de um abraço é algo com que muita gente pode se identificar e se beneficiar, mormente os infelizes ressentidos pelo abandono socioafetivo de familiares e/ou desconhecidos vizinhos.

Tanto por fatores biológicos como psicológicos, a privação do abraço pode potencializar estados de depressão e de ansiedade, ressentimentos e culpas, o que tende a afetar negativamente o nosso sono, humor e indiferença às dores dos nossos semelhantes.

As frases de carinho são uma forma especial de demonstrar amor e afeto, fortalecendo os laços emocionais de maneira significativa, mas nada substitui um abraço caricioso e sincero porque nos encontramos num abraço e nesse instante as palavras somem e os corações se entendem.