Piano e Pianista

Longe de casa, atravessando a cidade barulhenta, de ônibus, a jovem se apressa para mais um dia de estudos musicais.

Mas o que estava por vir a deixaria surpresa.

Em horário determinado chegava a casa da professora e virtuose .

Achava estranho ter sido convidada para uma tarde de estudos sem ser no Conservatório Musical, onde estudava.

A Mestra, solícita a recebe e pede que espere um instante.

Após minutos de espera, a estudante é convidada a descer as escadas da ampla sala que dava para o andar inferior da quase mansão.

Num amplo salão descansava um piano de calda que reluzia com sua cor negra.

Imponente e silencioso esperava impassivo o toque de mãos virtuosas.

Num deleite, a garota senta- se na banqueta convidativa, sob o olhar atento de sua professora.

Quando abre a partitura , lá estava ele:

Tchaikovsky.

Sim.

Tchaikovsky : Concerto n1 em si bemol menor, opus 23.

Com sorriso fluido e convidativo, a mestra apenas com um gesto convida a aluna a tocar.

Olhos fixos na partitura, a estudante aquece os dedos agradecendo mentalmente ao teclado pela oportunidade.

E devagar vai dedilhando a maravilhosa composição.

O que ela não sabia é que a mestra (com carinho), havia forjado delicamente a situação.

Ao final do recital, ouve a pianista sua própria audição.

De onde estaria partindo o som?

A mestra, enquanto a musicista dedilhava, havia gravado a melodia na rádio local .

-" A Vida ( pensava a estudante ) era mesmo surpreendente".

=========

Berta Novick
Enviado por Berta Novick em 27/02/2024
Reeditado em 29/02/2024
Código do texto: T8008541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.