A CASA ... O TEMPO

Cheguei devagar , sem fazer alarde toquei a campainha e esperei o portão ser aberto lentamente.

Desci as escadas , atravessei um jardim suspenso , cheio de vasos pendurados nas paredes da casa de alvenaria , são muitas plantas e todas elas tem uma história a contar, de quando minha mãe a pegou jogada em algum canto de rua e a recuperou .

A samambaia , a Comigo Ninguém Pode , as Azaléias , as Orquídeas , Espadas de São Jorge , os Bonsais , todos , definitivamente todos estão a décadas aos cuidados de minha mãe , e está é sua grande paixão , até conversa com elas todos os dias.

Entro na sala , como se o tempo a partir desse momento parasse no espaço e no relógio de cuco fica congelado seu tic tac .

Vejo uma senhorinha a cochilar no sofá com a cabeça pendida e a boca entre aberta.

Noto que a cada ano se torna mais miuda , o corpo vai perdendo músculos e tudo encolhe como a uma flor a murchar.

Cabelos de algodão branquinhos , fios finos como pãina ao vento.

Olho seu rosto , pele com rugas profundas , marcas que contam sua história , e lá se vão 80 anos.

Falo baixinho em seu ouvido : MÃE!

Seus olhos outrora azuis vívidos hj estão acinzentados e embaçados , mesmo assim se abrem devagarinho e escuto sua voz fraquinha : Quem é vc ?

Respondo meio sem jeito : Sou eu mãe já se esqueceu de mim ?

Sua voz fica alegre e faceira , escuto uma frase meio cantada: Ahhhh é minha filha Beatriz , ahhhh que saudades !!!!! Vc já almoçou ? Tomou chuva ? Venha aqui pra eu sentir seu cheiro, sua mãe está velhinha, não consigo mais te pegar no colo mas ainda tenho forças nos braços para te apertar forte no peito .

Enfim ! Saio toda babada de beijos e tratada como se tivesse 5 anos ,e não 55 , fiquei meio século mais jovem .

Para as mães os filhos nunca crescem, quem dirá envelhecem , maternidade é algo surreal .

Bia Triches
Enviado por Bia Triches em 24/03/2024
Reeditado em 31/05/2024
Código do texto: T8026405
Classificação de conteúdo: seguro