Momento Raro e Especial

Em dezembro de 2021 fui para Balneário Camboriú conhecer a família da então namorada do meu filho. Karin veio do Paraguai com a família e se encontrava em férias naquela cidade. Fomos eu, meu filho e o pai dele. E lá estávamos nós com eles, rodeados de uma multidão de pessoas disputando um pedaço de areia.

Em determinado momento um moço chegou perto e não tirava os olhos de nós. Não demorou muito perguntou: por acaso você não é o ... (e citou o apelido do meu ex-companheiro). Depois da confirmação se apresentou. Disse seu nome e relatou que, em 2006, estava acolhido numa comunidade terapêutica para dependentes químicos em Blumenau e havia nos conhecido naquele período.

Contou sua história, como foi sair do acolhimento, viver sem o uso de drogas e em sociedade outra vez. Em seguida contou que estava casado e tinha dois filhos. Que trabalhava num hotel (onde Karin e família estavam hospedados), bem como sua esposa. Ela na recepção e ele instalando guarda-sóis, mesas e cadeiras para os hóspedes na praia.

Após um tempo de conversa precisou retornar ao trabalho, mas não demorou muito e voltou para apresentar sua esposa. Juntos mostraram fotos dos filhos e famílias. Agradeceram ele ter passado pela comunidade terapêutica e pelos anos de vida sem drogas. Eram só felicidade.

Como faço parte da instituição onde ele ficou acolhido pedi para fazer uma foto com o casal para enviar para a diretoria. Falei que ver alguém bem após ter passado pelo acolhimento na instituição motivava a todos para continuar com este trabalho em prol da vida.

Para mim o dia em Balneário Camboriú ficou marcado por este momento raro e especial. Alguém te reconhecer em meio à multidão e relatar o quanto você e a instituição da qual você faz parte contribuiu para a mudança e a transformação total em sua vida.

É por pessoas como esse jovem, por vidas como a da esposa dele, de seus lindos filhos, que eu nunca deixarei de ajudar quem quer deixar de usar álcool ou outras drogas, bem como, seus familiares e amigos.

Hoje lembrei desse encontro, lembrei desse jovem, sua esposa e seus filhos. Lembre a felicidade deles ao relatarem como ele estava bem, como eram felizes e o quanto a instituição onde atuo foi importante para transformar a sua vida.