Hoje, há Salvação Nesta Casa. Lucas 19:2-9.

A falsa alegria da conquista ilícita.

Este texto narra a história de um homem, como muitos em nossos dias, conseguira riquezas de forma ilícita, ele vivia muito bem, mais parecia lhe faltar algo, pois procurou ver Jesus, de todas as formas, como se fosse sua única esperança, para mudar algo que parecia incomodá-lo, sentiu no coração a esperança de ser realmente feliz, pobre ou rico, mas feliz de verdade, através de quem certamente ouvira falar.

Vencendo obstáculos.

Subiu em uma árvore para vê-lo. Venceu os obstáculos naturais, era muito baixo, 19:3. É claro, quem quiser vir a Jesus com um propósito no coração, terá de vencer alguns obstáculos, a vergonha de ser chamado de fanático, religioso, receio do que outros pensem o medo, a dúvida, tudo isto parecia não fazer sentido para Zaqueu, estava focado no Reino. Ele subiu para vê-lo, porém, foi surpreendido com o apelo do Mestre, “Me convém hoje está em tua casa” Lucas 19:5. Ele recebeu com alegria a este chamado, tentou buscá-lo e foi encontrado, “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós” Tiago 4:8. Quando ouvir falar de Jesus, abra uma porta em sua vida e Ele entrará, Apocalipse 3:20. Note que neste texto sagrado, O Senhor fala; “...Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei...” deixa claro, a ação necessária do homem, como Zaqueu andou em direção ao Senhor.

As mudanças em Cristo.

Com alegria no coração Zaqueu recebeu O Mestre em sua casa, muitos dos presentes censuraram Jesus, pois aquele homem era tido por pecador, não era digno de receber um homem tão Santo e consagrado. Porém, o Messias, conhecendo-lhes o coração disse: O Filho do homem veio salvar e buscar o perdido, Lucas 19:10. O impressionante nisto tudo é que Cristo entra na casa de Zaqueu, senta-se à mesa e não menciona nada sobre mudanças. Contudo, Zaqueu, naturalmente entendeu que ninguém que se encontre com Ele permanece o mesmo. O arrependimento chegou a seu coração. E com isto o desejo de restituir as pessoas a quem maltratara, roubara, causara sofrimentos, Lucas 19:8.

Um Novo Nascimento.

O Senhor identificou neste homem, os sinais de quem teve um encontro pessoal com Ele, a mudança de caráter, de valores, vira agora em sua frente o nascimento de um cidadão dos Céus, João 3:6-7.

Sinta hoje, a alegria no seu coração e permita-se ser restituído na Paz. Com alegria e Paz traga hoje salvação para sua casa, pois o Filho do homem veio buscar e Salvar o perdido. Como está seu coração agora, há alegria sem o peso das circunstâncias? Há arrependimento, capaz de produzir frutos para uma nova vida? Qual a maior atitude de Zaqueu você poderia imitar? Quais destas consequências positivas você desejaria para sua vida? Então, peça agora mesmo ao Senhor para mudar sua vida e história, assim como mudou a deste homem.