A BELA E SABEDORIA DA BELEZA

EM UM LUMINAR SEMINÁRIO SOBRE VIDA E ESPIRITUALIDADE REALIZADO EM UM GRANDE PARQUE, ENCONTRAVAM-SE DUAS MULHERES SÍMBOLOS, PORÉM DE FILOSOFIA E IDEOLOGIA DE VIDA DIFERENTES, CONTUDO, AS DUAS BELAS MULHERES SENTARAM E, DIANTE DELAS, ESTAVAM MUITAS OUTRAS BELAS MULHERES, ÀS QUAIS, A MAIORIA ERAM JOVENS E BUSCAVAM CONHECER SEUS CONCEITOS E VIVÊNCIA.

A PRIMEIRA A FALAR FOI UMA EX-MODELO DE SUCESSO, SIMBOLO SEXUAL DE SUA ÉPOCA E QUE COSTUMAVA A VIVER NO GLAMOUR, E, QUE, HOJE, É UMA SENHORA DE 50 ANOS, MÃE DE DOIS FILHOS, UM NETO E SOLTEIRA. JÁ A SEGUNDA, ERA UMA ESCRITORA, RELIGIOSA, MÃE DE TRÊS FILHOS, AVÓ DE DOIS NETOS E ESPOSA DE UM HOMEM COMUM. ENTÃO ENTRE TODAS AQUELAS MULHERES LEVANTOU-SE UMA JOVEM MUITO BELA QUE ENCHIA OS OLHOS DE QUALQUER HOMEM E PERGUNTOU-LHES:

O QUE É SUCESSO E O QUE É FELICIDADE?

A PRIMEIRA, EX-MODELO E SIMBOLO SEXUAL DE SUA ÉPOCA, MUITO VAIDOSA E CHAMATIVA LEVANTOU-SE PRIMEIRO PEDINDO A PALAVRAS, PEGOU-LHE EM PUNHO O MICROFONE E FALOU:

“SUCESSO É CONQUISTAR TODO QUE VOCÊ QUER BRIGANDO PELO SEU ESPAÇO, NÃO ABAIXAR A CABEÇA PARA OS INVEJOSOS, SENDO VISTA E PERCEBIDA. PORQUE QUEM NÃO É VISTA NÃO É LEMBRADA E QUEM NÃO É LEMBRADA NÃO TEM GLAMOUR, FAMA, RIQUEZA, PODER E OS HOMENS REALIZANDO SEUS SONHOS. FELICIDADE É TUDO ISSO QUE VOCÊ CONQUISTA, VER, SENTE E PEGA COM SUAS DUAS MÃOS. EU JÁ VIAJEI O MUNDO, FUI CAPA DE REVISTAS, ME TORNEI RICA E TIVE MUITOS HOMENS AOS MEUS PÉS PAGANDO JANTARES, VIAGENS E JOIAS. ANDEI DE IATES, CARROS IMPORTADOS E SABOREEI O QUE UMA SIMPLES PESSOA IMAGINA SABOREAR”.

A SEGUNDA MULHER, SENTADA PERMANECIA CALADA, COM O OLHAR BAIXO E COM UMA CANETA ESCREVIA ALGO COM MANSIDÃO. ENTÃO, QUANDO CHEGOU O SEU MOMENTO SEM INTERROMPER O DISCURSO DA OUTRA QUE RECEBIA MUITOS APLAUSOS E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE APOIO, RECEBEU-LHE DAS MÃOS DA EX-MODELO ENVAIDECIDA O MICROFONE, OLHANDO ÀS DEMAIS PRESENTES E FALOU:

“OLA! BOA TARDE! GOSTARIA DE AGRADECER POR ESTÁ AQUI HOJE PERANTE A TODAS VOCÊS, POIS, É UM MOMENTO LINDO PRA MIM. SUCESSO PRA MIM FOI, É E SERÁ PROCURAR ENTENDER AS MUTAÇÕES DA VIDA E ACOMPANHA-LAS SEM PERDER A SABEDORIA E O DISCERNIMENTO DO QUE É FUNDAMENTAL DENTRO DE MIM. QUANDO ABAIXO MINHA CABEÇA DIANTE UMA HUMILHAÇÃO EU REZO, E, QUANDO A LEVANTO EU AGRADEÇO À DEUS. JÁ A INVEJA NÃO É UM SENTIMENTO DO MEU CORAÇÃO, POIS, COMO UM VÍRUS CONSOME APENAS O CORAÇÃO CONTAMINADO OU A IGNORÂNCIA DE QUEM PERMITE SER INFECTADO. NÃO PROCURO SER VISTA COM INTUITO DE TER GLAMOUR, MAS SE SOU VISTA É POR CAUSA DA SENSIBILIDADE DE MINHA ALMA QUE ALIMENTA MEU CORAÇÃO E COMO PERFUME NO AR PERFUMA OS CORAÇÕES QUE SOFREM POR ESCOLHEREM AS PORTAS MAIS FÁCEIS DA VIDA. POR OUTRO LADO, GOSTO DE SER VISTA E PERCEBIDA POR DEUS, E, SE, SEU AMOR FOR GLAMOUR E FAMA, ENTÃO QUERO SER UMA CELEBRIDADE NOS BRAÇOS DELE. AS MINHAS MAIORES CONQUISTAS FOI ME CASAR COM UM HOMEM SIMPLES, COMUM, TRABALHADOR E QUE ME DEU TRÊS FILHOS SAUDÁVEIS, AMÁVEIS E ABENÇOADOS POR DEUS. EU AMO MEU ESPOSO! EU AMO NÃO PELOS BENS MATERIAIS, MAS PELO OURO – JOIA – QUE ELE TRANSFORMOU MINHA VIDA E DOS MEUS FILHOS COM DIGNIDADE, HONESTIDADE, RESPEITO, HUMILDADE E CORAGEM DE DOAR SEU SANGUE TRABALHANDO PARA COLOCAR O NECESSÁRIO EM SUA CASA. NUNCA VIAJEI PELO MUNDO, MAS OS LUGARES QUE FUI TOQUEI CORAÇÕES E ABRACEI COM HUMILDADE AS DORES DAQUELES QUE DESEJAM SER OUVIDOS POR MIM. NUNCA FUI CAPA DE REVISTA, MAS, O QUE AS REVISTAM PUBLICARAM SOBRE MIM OU SOBRE O QUE ESCREVO O TEMPO NÃO ENVELHECERÁ, APAGARÁ E SERÁ SEMPRE UMA CHAMA NO CORAÇÃO QUE PEDE SOCORRO. SUCESSO É AMOR NO QUE FAZ POR AMOR! NUNCA TIVE VÁRIOS HOMENS PAGANDO CONTAS, JOIAS, VIAGENS... PORQUE BUSQUEI UM HOMEM QUE ME AMASSE E NÃO QUISESSE COLOCAR SUAS MÃOS EM MIM COMO SE EU FOSSE UM OBJETO DE PRAZER. HOMENS QUE PENSAM ASSIM PODEM SER RICOS FINANCEIRAMENTE E COMPRAR VOCÊ POR UM TEMPO, POIS, TAL COMPORTAMENTO É EGOÍSMO E DOENÇA. A MULHER NUNCA SERÁ PERCEBIDA POR ELE! MAS, SERÁ VISTA ENQUANTO FOR SIMBOLO DE OBJETO PRA ELE. ENTÃO, SABIAMENTE, REVOLVI CAMINHAR MAIS DURO E ACHAR O HOMEM DE MINHA VIDA E QUE ME ENXERGA COMO A JOIA MAIS CARA QUE POSSA EXISTIR E QUE DINHEIRO NENHUM POSSA COMPRAR, CONTUDO, APENAS SE CONQUISTA COM O BÁSICO QUE É AMOR, HONESTIDADE, CARÁTER, PERSONALIDADE E HUMILDADE. E PARA FINALIZAR! EU NÃO QUERO HOMENS AOS MEUS PÉS, POIS ELES NÃO SÃO SAPATOS E NEM SANDÁLIAS, ENTRETANTO, TENHO UM HOMEM DO MEU LADO SEMPRE ORANTE, ME RESPEITANDO E AMANDO. OS HOMENS ENXERGAM VOCÊS COMO VOCÊS AS ENXERGAM, OS HOMENS AS AMAM COMO VOCÊS SE AMAM E OS HOMENS AS VALORIZAM COMO VOCÊS SE VALORIZA. OS HOMENS SÃO REFLEXOS DE SUAS ESCOLHAS, DO AMOR QUE CATIVA E DA DIREÇÃO QUE ANDA NA VIDA. O SUCESSO DE UM HOMEM É UMA GRANDE MULHER!”.

NESSE MOMENTO, TODAS SILENCIARAM, MUITAS CHORAVAM E TODAS CORRERAM PARA SEREM ABRAÇADAS E OUVIDAS PELA SABEDORIA E BELEZA DAQUELA MULHER, MÃE, AVÓ E ESPOSA. POR OUTRO LADO, A EX-MODELO SAIU DESPERCEBIDA, SOZINHA E NÃO MAIS FOI OUVIDA.

O DINHEIRO CONQUISTA MUITA COISA, MAS O AMOR COM MUITO MENOS CONQUISTA MUITO MAIS.

QUAL MULHER HÁ DENTRO DE VOCÊ?