Escolhas...

O principal desfecho de uma escolha está no saber dizer: SIM ou NÃO. São nestas simples e conexas palavras que decidimos o curso de nossa vida no futuro, seja ele tranqüilo ou conturbado.

Nem sempre uma Escolha é simplificada, é necessário ter forças, autoconhecimento dos sentimentos, para renunciar o que de fato é preciso. Assim, evitar dar um passo em falso que acarretara tristezas, desgostos, sofrimentos, lutas intimas, dores intensas em nós mesmo ou ao nosso próximo.

O medo de falar Não amedronta e fere a muitos. O Não em si tem o dom de derrotar, dissimular, instigar dor tanto em quem o pronuncia como em quem o recebe. Pois no instante que lhe é negado algo, a pessoa se coloca no lugar de vitima frente à situação ou ocasião.

Mas a vida nos deixa ver claramente, que é com os Nãos recebidos pelos caminhos da existência, que crescemos e amadurecemos espiritualmente, para enfrentar as divergências expostas no dia a dia.

Sim ou Não. Palavras deferidas que se invertem no presente e futuro.

O SIM de hoje pode acarretar grandes transtornos no futuro.

O NÃO de hoje pode produzir imenso beneficio, respeito e aprendizado no futuro.

Quando não respeitamos o nosso próprio limite em nossas escolhas, atrapalhamos o crescimento individual do nosso próximo e também o nosso. E a vida cobrara de cada um por suas ações, atos e pensamentos.

O Sim produz bem estar, refrigério, acomodação e uma falsa ilusão frente aos problemas, que foram dissipados, acomodados, transferidos temporariamente, por quem o recebe. E muitas das vezes também provoca em largas escalas, tormentos, amargas sensações e arrependimento no futuro, por receio de pronunciar NÃO, quando se era necessário.

O NÃO traz em si a indiferença, desavença, ate mesmo rompimento de sentimentos, para quem o recebe em certas circunstancias. E gera desconforto para quem o pronuncia.

É preciso ser forte, avaliar e determinar cada passo com toda atenção e realidade de cada escolha. Vencer assim as tendências que sejam destrutivas e ilusórias aos nossos olhos.

O SIM de hoje pode ser consolo... Frustração...

O NÃO de hoje pode significar decepção... Progresso...

Ou tudo pode se inverter conforme nossas ESCOLHAS.

Afinal, Deus deixou a cada um de nos a livre escolha, de sermos responsáveis por nossa vida.

Arisia Bertolo
Enviado por Arisia Bertolo em 27/09/2016
Código do texto: T5773817
Classificação de conteúdo: seguro