SERES HUMANOS... QUE VALIA TEM?

SERES HUMANOS... QUE VALIA TEM?

...amai os vossos “ inimigos” e orai pelos que te perseguem;

...porque ELE fez nascer o seu sol sobre os maus e bons e vir chuva sobre justos e injustos.

Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? E se saudardes os vossos

Irmãos, que fazes de mais?... (Mt. 5 : 44 a 47)

A origem das palavras Ser e Humano: “humano” veio do Latim HUMANUS, relacionado a HOMO, “homem”, e HUMUS, “terra”, pela noção de “coisas terrestres”, em oposição a “seres divinos”. Isto nos coloca na posição de criação, dependente do criador. Ser características opostas a Divindade. Em fim, Somos falíveis e frágeis.

As palavras sabias do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo no texto acima, são muito contundentes e devemos parar para uma real reflexão, é isto que me proponho fazer nesse simples e singelo comentário, pois não tenho pretensão de fazer uma Exegese ou Hermenêutica do texto.

Às vezes nos perguntamos por que de tantas guerras, conflitos de várias origens, discussões acirradas por bobagens, e outros desentendimentos entre os animais “ racionais ” os tão chamados e reconhecidos Seres Humanos, as resposta estão dentro de nós mesmos, se fizermos uma introspecção consciente das nossas limitações e potencialidades, veremos que o mundo em nossa volta interage conosco e o feedback é o resultado do nosso reflexo, ou sega o mundo reage em ralação a nós, de acordo com as nossas ações e reações.

Às vezes nos sentimos escanteados, rejeitados, desprezados, hoje é muito comum sermos descriminados, tudo isso tem há ver (quase sempre) com as nossas atitudes ( exceto as discordâncias

étnicas ou tribais) com as pessoas que nos relacionamos. Quando nos indagamos por que fulano não gosta de mim ou não vai com a minha cara, quando escutamos alguém nos dizer que fulano não gosta de mim, ou mesmo quando essa pessoa nos encara e diz que não gosta de nós, não vai com a nossa cara. A nossa reação de imediato é jogar a culpa dessa avaliação para a pessoa ou as pessoas em nossa volta nos isentando de faltas, afirmando que nada eu fiz para que pensem de tal forma a respeito de nós. Mais se fizermos uma análise introspectiva de que o mundo em nossa volta e um espelho, e quando olhamos no espelho o que vemos?

Acredito que para termos o mínimo de rejeição e conflitos por sermos parte de um mundo competitivo é nos despirmos do nosso eu, de nossas estruturas (armaduras) antecipada de defesa, buscando encontrar pessoas que combinem com as coisas que eu desejaria, gostaria, criando estereótipos ou marionetes que sejam manipulados e comandados pelo nosso bem querer, não quero dizer com isto que devemos nos despersonalizar. O texto bíblico acima nos leva a refletir na recompensa quando há reciprocidade, ou seja, que valia tem amarmos a quem ama, a quem é de acordo com os nossos anseios, que valia tem os pais que amam a filho prodígio, prendado, afável etc.

O que temos a fazer é simples: Aceitar as pessoas como elas são, nos vestirmos das indumentárias dos outros, sermos multáveis (ex. camaleão adaptável em qualquer tipo de folhagem pala sua camuflagem e sobreviver ao predador) sermos sinceros, francos, abertos ao diálogo, não deixar passar a oportunidade de expressar nossa insatisfação de momento, relativo a palavras e atitudes repetitivas que nos fere magoa e chateia, não guardar mágoas, não alimentarmos ressentimentos, dispostos a perdoar, cativar as amizades nuca destruí-las, só assim teremos um convivência salutar, amigável, no mínimo aceitável. Só assim procedendo, o mundo se tonará bem melhor para nós e para os nossos irmãos, afinal somos todos “SERES HUMAMOS.”

Que Deus nos abençoe e nos dê forças para continuarmos buscando a perfeição. “ Portanto sede vós perfeitos como perfeito é o nosso Pai celeste.” Mt. 5 : 48

DFerrer – 30-09-2012

DFERRER
Enviado por DFERRER em 16/10/2017
Código do texto: T6144657
Classificação de conteúdo: seguro