ASSIM COMO FAZEM OS RIOS, DEIXE FLUIR

Os nossos dias são repletos de estímulos, bons e ruins. E para sermos capazes de lidar com eles, precisamos desenvolver mecanismos eficientes de autoproteção.

Você pode estar achando estranho o fato de eu ter mencionado “mecanismos de autoproteção”, inclusive para os bons estímulos.

Assim como precisamos nos proteger em relação aos fatos ruins, também devemos fazê-lo em relação às boas intercorrências. É necessário que tenhamos discernimento para não nos iludirmos quando os ventos nos forem favoráveis e humildade para saber que tudo é passageiro, que a vida não é linear e que os bons momentos também passarão.

A mesma mentalidade nos é requerida no tocante aos maus momentos, porque eles virão, trarão tristezas, serão sofridos, mas também vão passar.

Por isso a importância de vivermos cada instante no seu tempo, com grandeza de espírito, sem ansiosidade, sem apego.

Façamos como os rios, que ao longo do seu curso, filtram as águas que recebem, muitas vezes impuras e fétidas, sorvem os seus nutrientes e as deixa fluir.

Precisamos saber processar tudo o que nos chega, absorver o que nos convém e não permitir a retenção daquilo que nos faça ou que possa nos fazer mal.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 17/11/2020
Reeditado em 17/11/2020
Código do texto: T7114047
Classificação de conteúdo: seguro